domingo, 4 de novembro de 2018

Opinião | Mano Matias Damásio, que te salve a opinião contra

Sala cheia, banda em prontidão. Veio todo o mundo, menos o cantor. Matias Damásio tomou a arriscada decisão de não cantar na segunda noite contratual, a menos que fosse substituído o mestre de cerimónia, Salú Gonçalves, com quem vem tendo uma incompatibilidade em função das críticas sistemáticas deste à sua figura.

A indignação pública não se fez esperar. O apoio também não. Errou o Matias por "mandar lixar" o seu público? Errou a nova energia ao manter o Salú? Quanto a mim, a questão vai além do "clubismo". Há realmente quem defenda ceder à pressão, ainda que fora do contrato, sendo o Matias a estrela. Outros recomendam um engolir de sapos, por profissionalismo. Não faltaram ainda, infelizmente, comentários a pôr em causa a origem de pobreza material, como se só os da cidade e de berço rico fossem assertivos.

É isso. À boa maneira angolana, a opinião pública fractura-se em reacção à desfeita de o Damásio não ter comparecido ao segundo dia de show no Royal Plaza Hotel, em Luanda, no contrato com a Nova Energia, produtora de eventos do casal Yuri e Yuma Simão.

Já na sexta-feira (02/11), ainda ao primeiro dia, num gesto tido por deselegante, Matias Damásio usou do microfone para manifestar desconforto em virtude de ser o jornalista Salú Gonçalves (seu inimigo) o mestre de cerimónia. Ainda assim, garantiu o cantor, iria dar o seu melhor por respeito ao público ali presente. No segundo dia, porém, e goradas a negociações, segundo fez saber o líder da nova energia, quanto à "chantagem" (de afastar o apresentador Salú), Matias não compareceu.

Seguiu-se um desfile dramático de discursos, aplaudidos em pé, lamentando não só o que consideraram falta de respeito, mas também anunciando para breve a devolução do dinheiro por cada bilhete pago. Ficou-se a saber que partira do próprio cantor a vontade de passar pelo Show do Mês. A equipa do cantor promete para as próximas horas um "comunicado à nação" e contar a sua versão. Sobrevivera a mais esta? A quem é que o Matias deverá dar ouvidos? Aos que o apoiam na intransigência ou às vozes discordantes?

Ora, reduzir o ocorrido à incompatibilidade é muito redutor, passe aqui o trocadilho. O palco é território neutro, não é nem do cantor nem do apresentador, que ali estavam, aliás, a desempenhar as suas tarefas para ganhar o seu quinhão. O mais sábio seria, ao solicitar contratação, fazer-se o trabalho de casa, isto é, pesquisar o modus faciendi. O espectáculo tem cinco anos de existência. Ora, se o Matias não conhece o apresentador residente, revela então uma falta de solidariedade para com a classe, ao não prestigiar shows de colegas (repare-se que nas fotos aparece a Pérola, cantora consagrada, sentada na plateia).

Engolir o sapo ajudaria a renovar a razão, pois o lado polémico de Salú já é conhecido. O radicalismo não penalizou o apresentador, muito pelo contrário. O público ficará com a imagem final, a da ausência antecedida de um desabafo, de si já deselegante, de quem era suposto ser a "vítima da perseguição". Não se trata de estar contra o Damásio, trata-se de ajudar o menino de Benguela a melhorar na postura quando reivindica respeito e honra. Terminamos corroborando com os apelos à união entre o Yuri, o Salu e o Damásio. Até lá, mano Matias, que te salve a opinião contra. Ainda era só isso. Obrigado.

Gociante Patissa | Benguela, 04 Novembro 2018 | www.angodebates.blogspot.com
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas