quinta-feira, 4 de abril de 2019

(arquivo) Crónica | A paz chega sempre tarde


Esteve há instantes a ser entrevistado no programa Hora Quente (TPA2) o locutor da Rádio Luanda, Octávio Pedro Capapa, que marcou a história de muitos angolanos no seu papel de voz principal dos espaços de propaganda, contra-informação e motivação patriótica no tempo da guerra civil. Disse ser oriundo de Benguela, onde ainda viveu na missão Católica, durante a adolescência, na formação para padre, tendo a sua família seguido para Luanda na condição de deslocados por causa mesmo da instabilidade.

A mim, particularmente, Octávio Capapa, que julgo ter surgido na transição entre o «Angola Combatente» e o «Hora Certa», marcou em grande medida. Recordo que na campanha eleitoral de 1992, faltavam-me meses para completar 14 anos, íamos ao comité municipal do MPLA, na Restinga do Lobito, levantar o material de propaganda (bandeiras, bonés, camisolas, etc.) no gabinete do camarada Silva (já falecido), tendo-se transformado a nossa residência em ponto para abastecer o bairro da Santa-Cruz, Zona 4, hoje comuna do São João.

Essa relação teve por base a carta escrita por um irmão mais novo do meu pai (já falecido) que era muito prendado no violão e outras artes e compunha canções patrióticas, infelizmente não gravadas.


No meu livro «Não Tem Pernas o Tempo», pode-se ler: «O pico da euforia ocorria às dezanove horas, quando entrava no ar o programa Angola Combatente, o qual acompanhavam, em tom de ralhar, pelo rádio-receptor do Chefe da Casa. O compatriota locutor de serviço, Octávio Kapapa, sabia acalentar seus espíritos. Sentavam-se em forma de arco, no pátio, aonde as esposas iam levar o jantar, e só se separavam após o noticiário e a Página Desportiva. E antes de se irem deitar, o boa noite de despedida: “A luta Continua! A vitória é certa!”. Geralmente, e já com uns copos à mistura, atingia-se o cúmulo do entusiasmo, com brindes de muletas e a mais sórdida linguagem de caserna, felizes da vida mesmo, quando o Angola Combatente anunciasse a estatística das baixas do inimigo em mais uma frente de combate» (UEA, 2013, p. 58).

Se de voz Octávio Capapa era inconfundível, já não se podia dizer o mesmo de sua aparência. Havia mesmo quem jurasse não se tratar de nome real, já que as suas "bocas" exigiam demasiada coragem. O meu pai, Victor Manuel Patissa (1946-2001), que de militante/guerrilheiro de base, filho de camponeses, "ractificado" em 1978, veio a chegar a Comissário Comunal (Chila, Bocoio e Equimina, Baía Farta) e mais tarde Administrador comunal (Kalahanga, Baía Farta), por conta de quem tão cedo nos vimos expostos à política e noção de pátria, ficaria feliz em finalmente conhecer o rosto do homem. Chegas tarde, ilustre Capapa, a paz chega sempre tarde.

Gociante Patissa, Benguela, 20.10.2014 | https://angodebates.blogspot.com
Foto: Gabriel Veloso (instagram)
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas