sexta-feira, 19 de abril de 2019

Capelenguela e Neto caçam votos para dirigir a União dos Escritores Angolanos


A União dos Escritores Angolanos (UEA) elege a 04 de Maio a nova direcção. A campanha arrancou no dia 16/04. Concorrem duas listas, sendo a A encabeçada por Cristóvão Neto, para o cargo de secretário-geral, e Jacques dos Santos, para presidente da Mesa da Assembleia. Disputam com David Capelenguela e Luís Kandjimbu, pela lista B.

Desde a sua fundação, em 1975, que a UEA é dirigida homens. As eleições de 2019 prometiam uma viragem. Porém a única mulher que manifestou a intenção de encabeçar uma terceira lista, Yola Castro, viu a candidatura retirada pela Comissão Eleitoral, por não ter conseguido preencher os requisitos administrativos em tempo regulamentar.

Cristóvão Neto é gestor. Nasceu em 1964, em Malanje. Licenciou-se em Engenharia na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Candidato derrotado no pleito de 2016 que reconduziu o então secretário-geral Carmo Neto, volta com a motivação acrescida para ganhar, favorecido pelo desencanto de muitos membros e pla letargia, como consequência dos dois últimos mandatos pouco conseguidos da direcção cessante.

Falando em Fevereiro ao Jornal Cultura, Neto defendeu “implementar uma nova política editorial que permita alargar os ingressos financeiros de modo que o escritor beneficie do fruto do seu trabalho. Para isto é necessário profissionalizar a actividade da Editora, redimensionar a distribuição do livro, alargar a linha editorial, passando a publicar também livros técnicos e outros de interesse público, transformar o acervo da UEA em livros electrónicos e audiolivros, e disponibilizá-los de forma rentável no portal da UEA”.

David Capelenguela nasceu na Huíla, em 1969. Jornalista emprestado ao desenvolvimento comunitário, é licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. Fez parte do elenco cessante mas rebate a falácia de vir a ser um “pau mandado”. Propõe-se ao corte com os factores que levaram a UEA à beira da decadência e reconquistar os patrocinadores para, de forma realista, materializar projectos.

Capelenguela advoga um modelo de transparência jamais visto, socorrendo-se nos métodos de gestão e monitoria capazes de devolver à agremiação o espírito cooperativista, o que passa pela revisão dos estatutos. Busca uma UEA congregadora dos seus membros, devendo as aparentes rivalidades terminar no final do exercício democrático. É, de resto, uma visão subscrita pelo seu companheiro de lista, Luís Kandjimbu, apologista da máxima segundo a qual “quem ganha não ganha tudo e quem perde não perde tudo.”

A foto é uma gentileza de Matadi Makola, captada no dia 21.01.2009, e reporta o acto de empossamento de 12 membros: Albino Carlos, Basílio Tchindombe, David Capelenguela, Gilberto Luther, Gociante Patissa, Luís Fernando, Marta Santos, Nok Nogueira, Ovídio Pahula, Paula Russa, Pombal Maria e Yola Castro.

www.angodebates.blogspot.com | Gociante Patissa | Benguela, 19.04.2019
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas