domingo, 28 de abril de 2019

Tribunal “devolve” palco ao músico Robertinho acusado de narcotráfico (*)


O músico Robertinho, 61 anos, que viu a situação carcerária evoluir de detenção para prisão domiciliar, já respira o ar da liberdade desde quarta-feira (24.04). A decisão é Tribunal Provincial de Luanda, por exceder o tempo de prisão preventiva, desde Maio de 2018, sob a acusação de tráfico de droga. Robertinho pode actuar sem restrições no país e no estrangeiro.

Em declarações ao Jornal de Angola, David Mendes, advogado do cantor, disse que Robertinho, caso queira ausentar-se da capital do país por um período superior a oito dias, deve comunicar às autoridades judiciais.

Segundo ainda o advogado nada impede o autor de “Kakinhento” de poder exercer a sua actividade artística, onde for convidado para actuar. “Ele vive da música e nada o impede de continuar a brilhar nos palcos e entreter os admiradores como sempre o fez, com profissionalismo e dedicação.”

Embora tenha partido do juiz da causa a decisão da restituição da liberdade, o Robertinho está obrigado a apresentar-se às autoridades judiciais uma vez por semana.
 
David Mendes disse que o processo está na fase final, sendo que o desfecho do caso está dependente do número de processos do juiz da causa, aguardando pela pronúncia do mesmo. 

Afirmou que haverá a fase de instrução contraditória que foi requerida para tentar aclarar algumas questões não esclarecidas, por existirem elementos bastantes que contradizem a acusação feita pela Polícia Nacional.

David Mendes alerta os artistas e desportistas alvos preferenciais dessas redes de traficantes de droga para “estarem sempre atentos e em alerta no momento do despacho das bagagens.”

Em declarações sentidas que proferiu à Rádio Luanda, o músico, que aconselha prudência, reafirmou a sua convicção de ser inocente.

“Realmente, estou com o meu coração limpo e com a cara erguida. Aconselho as pessoas a serem prudentes e nunca receber nada de ninguém quando estiverem a viajar”, sublinhou.

Quem é Robertinho

Fernando Lucas da Silva, natural de Malange, reside em Luanda desde finais da década de 1960 de século 20, tendo dado vazão à inclinação pela música no bairro Marçal onde cresceu. Como gostava de fazer playback de músicas românticas, principalmente as do brasileiro Roberto Carlos, ganhou dos amigos o apelido de “Robertinho”, que passou a ser o seu nome artístico. 

Ganharia notoriedade em 1992, depois de abraçar uma carreira a solo, gravando o primeiro trabalho discográfico com o músico Eduardo Paím, o “Samba Samba”, ainda no formato cassete, coroando uma carreira iniciada no grupo Ébanos, como instrumentista e corista, aos 18 anos, a convite de um amigo. Integrou, aproximadamente, um ano, o agrupamento Diamantes Negros, como vocalista e baterista, de 1983-1984.

Realizou a sua primeira digressão com o agrupamento FAPLA-Povo, em Cuba, representado Angola no Festival Mundial da Juventude, numa altura em que cumpria serviço militar. Neste grupo, Robertinho assumia os papéis de instrumentista e corista, juntamente com o cantor Proletário. Poucos anos depois, os dois passam a  vocalistas principais.

Mais tarde, ainda na década de 80, decide enveredar pela carreira a solo, lançando a sua primeira música, intitulada “Nguma”, com a banda Os Kiezos, no programa “Bom fim-de-semana”, que procurava novos talentos, sob a égide do Ministério da Cultura. Já a primeira obra discográfica, “Joana”, sai a público em 1992, com seis temas, destacando-se “Joana”, “Samba-samba”, “”Desespero”, “Kalamaxinde” e “Sanguito”.

(*) Com Jornal de Angola e Angop / Título do Blog Angodebates

Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas