segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Atenção, gestores de ONG | PSI/USAID com financiamento de projectos de “Prevenção e tratamento da malária, saúde sexual e reprodutiva”


A PSI Angola está a lançar este concurso publico até 30 de Novembro de 2018 no quadro do consórcio de parceiros na implementação do projecto denominado Saúde Para Todos (Health for All–HFA), lançado em Janeiro de 2017, com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em coordenação com o MINSA.

Nas áreas de prevenção e tratamento da malária e na área da saúde sexual e reprodutiva, o candidato deve propor e implementar abordagens inovadoras para melhorar a qualidade da formação aos prestadores de cuidados de saúde.

Para a sustentabilidade dos resultados, o projecto Saúde Para Todos investe no desenvolvimento das capacidades a todos os níveis, através de capacitação institucional e campanhas de comunicação para mudança de comportamento, com as populações alvo do projecto, em todas as suas áreas de intervenção.

Saúde para Todos (HFA) é um projecto com cinco anos de duração (2017-2021), que visa catalisar as parcerias da USAID Angola, para fortalecer o uso efectivo dos recursos angolanos, por forma a corresponder às necessidades de desenvolvimento do País.

----------------------------------------

TERMOS DE REFERÊNCIA
----------------------------------------

Concurso Público n.º 01/ADM/18
Manifestação de interesse para Inscrições
“Prevenção e tratamento da malária, saúde sexual e reprodutiva”

1.Contexto:
A PSI/Angola (www.psi.org/angola) é uma plataforma local da Population Services International (PSI). Constitui uma organização não-governamental, líder em marketing social e comunicação na saúde, presente em mais de 65 países. Em Angola, a PSI foi estabelecida em 2000. Actualmente, a PSI Angola lidera um consórcio de parceiros na implementação do projecto denominado Saúde Para Todos (Health for All–HFA), lançado em Janeiro de 2017, com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em coordenação com o MINSA. Saúde para Todos (HFA) é um projecto com cinco anos de duração (2017-2021), que visa catalisar as parcerias da USAID Angola, para fortalecer o uso efectivo dos recursos angolanos, por forma a corresponder às necessidades de desenvolvimento do País.

O projecto Saúde Para Todos abrange três áreas, nomeadamente: planeamento familiar, malária e VIH-SIDA e, até ao final do mandato, pretende alcançar os seguintes resultados:
Resultado 1: Aumentar o acesso e uso de mosquiteiros tratados com inseticida de longa duração (MTILDs), em pelo menos 30%.
Resultado 2: Melhorar a qualidade dos serviços de assistência clínica prestados no manuseio dos casos de malária.
Resultado 3: Reforçar o estabelecimento de um modelo sustentável para prestação de serviços com melhoria de qualidade em VIH/SIDA.
Resultado 4: Apoiar o Governo na actualização da estratégia nacional e de intervenções em Planeamento Familiar e Saúde Reprodutiva.
Resultado 5: Reforçar a capacitação de técnicos, ao nível provincial e municipal, para desenvolver e monitorizar os orçamentos de saúde.

Para a sustentabilidade dos resultados, o projecto Saúde Para Todos investe no desenvolvimento das capacidades a todos os níveis, através de capacitação institucional e campanhas de comunicação para mudança de comportamento, com as populações alvo do projecto, em todas as suas áreas de intervenção.

A PSI Angola lidera um consórcio de parceiros locais e internacionais para implementar o projecto do HFA: Management Sciences for Health (MSH), Tropical Health, The MENTOR Initiative e Rede Mulher Angola (RMA).

Para fortalecer os esforços e os resultados do consórcio, a PSI pretende contar com novas parcerias de organizações locais (restrito a ONG angolanas e empresas privadas, que se encontrem devidamente registadas para operar em Angola), com capacidade e comprovada experiência na área, para desenvolver, coordenar e executar estratégias de capacitação. Para tanto, a PSI Angola está a lançar este concurso publico.

2. Objectivo
No âmbito deste concurso, a organização seleccionada irá trabalhar em conjunto com a PSI Angola, para melhorar a prestação de serviços de formação aos prestadores de cuidados de saúde nas áreas de malária e saúde sexual e reprodutiva / planeamento familiar. O candidato vencedor se tornará membro do Consórcio HFA, liderado pela PSI.

Âmbito da proposta de trabalho
Nas áreas de prevenção e tratamento da malária e na área da saúde sexual e reprodutiva, o candidato deve propor e implementar abordagens inovadoras para melhorar a qualidade da formação aos prestadores de cuidados de saúde.
Abordagens inovadoras podem incluir:
• Desenvolvimento de ferramentas de formação digital, serviços de tele-formação, desenvolvimento de aplicações eletrónicas de formação.
• Desenvolver e implantar manuais digitais de saúde, nas áreas de saúde, mencionadas anteriormente.
• Desenvolver e manter um portal eletrónico de materiais de formação, para que os prestadores de cuidados de saúde possam ter acesso aos mesmos.
• Propor e desenvolver quaisquer outras abordagens que incluam a digitalização da entrega de formação, para profissionais médicos.
• Treinar e supervisionar profissionais médicos, no uso de ferramentas de formação digital e manuais, ao nível nacional e provincial (6 províncias).
• Propor e implementar uma base de dados digital, fácil de usar, para rastrear a implantação, conclusão e certificação.
• Propor e desenvolver materiais de auxílio digitais, para a implementação no trabalho, para prestadores de cuidados de saúde e formação dos mesmos no uso destes materiais.
• Quaisquer outras inovações em abordagens de formação, para formação em sala de aula e on-job, que não incluam soluções de Mhealth ou eHealth, também podem ser propostas e serão consideradas.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos:
1. Declaração de capacidade da organização, onde menciona a experiência organizacional, em Angola.
A declaração deve incluir uma breve descrição dos projectos implementados nos últimos 3 anos e qualquer experiência relevante no desenvolvimento e implementação de abordagens digitais na saúde e no fornecimento de formação.
2. Nota conceitual que propõe ideias e abordagens para fornecer as inovações de formação descritas.
Máximo de 10 páginas. A nota conceitual deve-se fazer acompanhar por uma breve proposta de custos.
A proposta de custo deve ser fornecida em formato Excel, com fórmulas desbloqueadas.
3. CV dos principais gestores e dos colaboradores técnicos da organização candidata.
4. Todos os documentos de registo da organização candidata.
5. Lista de referência de clientes e / ou financiadores da organização.

Os documentos listados devem ser enviados eletronicamente para aprovisionamento@psiangola.org colocando no assunto ‘HFA - Training ServiceDelivery’, até 30 de Novembro de 2018.

Somente ONGs angolanas e empresas privadas que se encontram devidamente registadas para operar em Angola são elegíveis para participar neste concurso. As ONGs internacionais e suas afiliadas não são elegíveis para participar neste concurso.

Antes do candidato seleccionado ser determinado, a PSI Angola irá pré-seleccionar os candidatos e fará uma avaliação organizacional dos candidatos pré-seleccionados. Dependendo do estatuto legal do candidato seleccionado, um contrato de sub-concessão (ONG) ou um contrato (empresa privada) será assinado entre a PSI Angola e o candidato para implementar o âmbito de trabalho proposto.

Luanda, 16 de Novembro de 2018.

Fonte: jornal de Angola, 19.11.2018
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas