terça-feira, 27 de novembro de 2018

[Oficina literária 24] BIBLIOFILIA… – crónica de Amândio Jamba Favor

Num ambiente sem gosto os meus ranhos ausentaram-se, as fossas nasais ficaram desertas, os meus pés já não queriam andar, mas as ideias choviam incessantemente sem parar no “entre ambos os dois” dum vizinho que afinadamente lançou o seu pretuguês vindo de Portugal dos portugueses sem colono. Os meus pensamentos lembraram-se dos “livros” que já li… Quantos “livros” já li? – Já não me lembro. Enquanto os meus conhecimentos faziam perguntas, a minha cavidade bocal as respondia. Os meus ouvidos ficaram distraidamente atentos ao ouvir a pronúncia ávida de um andante sem destino, ao dizer que já tinha lido tantos “livros” e que ele era o rei da zona quanto às “leituras” e “aberturas” dos próprios “livros”.

Acalmou-me a alma, pois levou-me a lembrar que actualmente todos “abrem os livros”. Uns para os ler e outros para os emprestar a outrem. E quem não tem livro não precisa de se preocupar porque havia quem o emprestasse caridosamente. – Quem diria!!! Mas até aqui nada mal. Porém frustram-se-me os ossos quando vejo os jovens e os velhos a “abrirem livros” infantis. Há gente com cara de pau. “Abrir um livro” infantil e “avançar” para outras paginas?!– Que vergonha hein!!! Mas é mesmo necessário que se leia um livro de jovem, de adulto para que se perceba que os “livros” infantis não servem para jovens nem para adultos e nem para ninguém. Por isso não se deve “abrir um livro” que não atinja as nossas perspectivas e nem sacie o nosso prazer “intelectual”.

Quem “abre” um “livro” infantil rasga todas as suas páginas… Enquanto os meus pensamentos organizavam as ideias para maldizer os falsos leitores, recebi um baptismo repentino vindo do céu que em poucos segundos enlameou o chão e este com raiva queria empurrar-me contra o chão. Dei um oi à vizinha e fui para cama a fim de ter boa noite. Abracei os meus lençóis sem testemunhas…

Amândio Jamba Favor

SOBRE O AUTOR

Amândio Jamba Favor nasceu em 1992. Fez o ensino médio no Seminário Médio do Bom Pastor no curso de Ciências Humanas. É licenciado em Ciência de Educação, opção Ensino de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Ciência de Educação (ISCED)-Benguela.  Além do português, domina o inglês e o umbundu. Dedica-se à escrita de contos, fábulas e crónicas. É professor colaborador dos colégios Pitruca e Pim Pam Pum em Benguela.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas