domingo, 11 de novembro de 2018

[Oficina literária 5] QUEM SOMOS? – crónica de Madureira Kanambi


De onde viemos e para onde vamos? São questões antigas e ao longo da eternidade cada geração, cada grupo de homens, cada tribo ou nação, cada grémio religioso, cada corrente científica, filosófica e/ou sociológica tentou dar aos seus semelhantes uma explicação a estes questionamentos.  Mas será que viemos do macaco ou da água? Voltaremos a reencarnar um dia? Vamos para o paraíso? Viemos de insectos? Evoluímos ao longo dos tempos?  A morte é o fim de tudo? Deus realmente nos criou?  Não existe paraíso?

E quanto mais o tempo passa, mais teorias vão surgindo e outras se solidificando, enquanto umas desaparecem e/ou perdem forças. Este mistério, que ao universo pertence, continuará sendo uma incógnita dentro dos Seres pensantes.

Somos apenas metade de uma célula, deambulando pelo universo como se fôssemos deuses. A natureza prova a nossa pequenez e invalidez, quando se enfurece e torna todas as nossas forças e capacidades inúteis e destrói tudo e todos sem o menor esforço e sem oposição alguma.

Somos homens e endereços de IP, humanos robotizados, insensíveis e ambiciosos, Androids  e Ios. Somos contas bancárias e status, somos o que as pessoas pensam de nós. Somos meros reprodutores e seres impensantes, nossas vitórias e nossos medos, nossas falhas e empreendimentos.

Somos HUMANÓIDES E CIÊNCIA, nossas frustrações e títulos, somos mortais, SADC e nada. Inseminação e guerras, barrigas de aluguer e Bahamas, Férias no Hawaii e Guerras no Mumbai, Catástrofes naturais e armas nucleares.

Somos tudo o que dá dinheiro, Passamos por cima dos outros pelos nossos sonhos, consumismo desenfreado e exploração dos iguais. Somos nossos SONHOS E homens bombas, nossas lutas diárias e HONESTIDADE, SOMOS Hindus,  terrorismo e Islamismo, somos o que pensamos e o que comemos, SOMOS O QUE CREMOS. Somos KUDURU, ONU e mentiras, somos assassinatos, peculatos e Índios, somos Humanos racionais dependentes de Celulares...

Bagdad, Oslo e Viena, refugiados, milionários e mortais... Somos o que a natureza nos impõe e o que escolhemos ser... Somos nada e nada. Somos Homens e Mulheres e mistura, porém, tenho Certeza de uma só coisa: VIEMOS DO PÓ E PARA O PÓ VOLTAREMOS.

Madureira Kanambi

SOBRE O AUTOR
Madureira Kanambi, natural do Ukuma-Huambo, nascido em Janeiro de 1989, residente em Benguela; descobre o fantástico mundo da literatura em 2008 e por influência de amigos desenvolve o hábito e amor pela leitura. É Membro dos grémios juvenis "Leitores Compulsivos" e "Mais em Comum", onde tem desenvolvido actividades voluntárias no âmbito de educação Literária, Literacia com jovens e infantes e ainda em trabalhos sociais. 
Share:

2 Deixe o seu comentário:

Bala10 disse...

O tema abordado é daqueles que simplesmente não deixa de ser actual e mutável como o porquê dos porquês. A forma engenhosa e abrangente como foi tratado faz com que cada um se identifique nalgum trecho do discurso e remete a pensamentos como o que tenho feito do meu tempo e o que fazer para deixar a minha marca no mundo?
A crónica QUEM SOMOS? é mais do que uma simples resposta à pergunta, na verdade ela nem a responde directamente. No meu entender, é a apresentação de uma série de possíveis respostas que de modo inteligente abrem caminho a novas perguntas trazendo à tona a diversidade que cada um acrescenta a essa grande família chamada humanidade.
Parabéns ao autor.

Rafaela Rafael disse...

Quem somos????

O autor foi ousado, muito bom!
Penso que essa pergunta caminha de mãos dadas com a humanidade desde que o mundo é mundo.

Quem somos??? Somos tudo o que o escritor afirmou alí em cima e somos nada. Na verdade somos tudo que nos permitimos ser....

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas