sábado, 10 de novembro de 2018

A Voz do Olho: 08 | DEFESA E PRODUÇÃO


Certo governante da província de Benguela receberia em audiência um empresário de enorme carisma. À chegada, o visitante congelou perante o que via: o anfitrião estava em pé, absorto, na varanda do palácio, seu olhar encravado na linha do horizonte da Praia Morena, resgatando os melhores anos de sua infância num assobio trémulo, como da aranha a teia, para captar mergulhos acrobáticos de banhistas e aquele desfile de homens, canoas e redes, talvez para minimizar a tensão constante do exercício do cargo. Governar Benguela é missão espinhosa, não se tratasse da segunda capital, de facto, de Angola.

A audiência decorreu numa feliz dosagem entre o génio agreste de um e a energia atlética de outro. Nessa época a palavra de ordem era «defesa e produção». No final, acertaram uma data de visita às instalações fabris do empresário, a convite deste, o que também se encaixava no programa de incentivo ao contributo do sector privado à economia nacional. «Teremos muito gosto em recebê-lo, camarada excelência», enfatizaria o empresário.

E lá chegou o dia da visita. O governante, cabelos crespos disciplinados com esculpido pente de pau, balalaica sobre o tronco, calças largas e de vinco laminado, calcorreava os corredores da unidade industrial, todo ele feito acenos de cabeça como quem percebesse da alma da maquinaria. Toda a deferência era pouca no recheio do relato, com o dono a comandar a visita guiada. E o governante só se limitava a observar e a corresponder com grunhidos pontuais, de vez em quando depositando um elogio ao empreendedorismo do conterrâneo (o que, sendo ou não sincero, também pecado nenhum era, digamos).

No final da jornada, o governante era regalado à altura do seu prestígio, a mais cara mobília da montra. «É uma oferta nossa, camarada excelência, pelo seu esforço no comando dos destinos da nossa província». Visivelmente emocionado pela homenagem, conteve-se para não se diluir em fluidos de emoção, afinal um carinho daquele tamanho equivaleria, convertido na ciência dos números, a muitos anos, mas muitos mesmo, do seu vigor laboral. Agradeceu ao empresário e ao colectivo de operários ali presentes.

Mas para a surpresa geral, dos vivos e das almas de operários que já partiram, o governante perguntou pelo trabalhador mais antigo daquela fábrica, um tipo desenrascado que vivia em quarto e sala com a família (que incluía filhos e netos não assumidos). E a este ofereceu a mobília, ironicamente a rebuscada oferta do patrão. «Em meu nome, leve esta mobília, camarada. É sua, por todo o suor que tem dedicado ao crescimento desta unidade de produção que tanto dignifica a nação. Você merece. Vigilância, camaradas! E não se esqueçam da palavra de ordem, está bem? Defesa e produção!»

(adaptação)
Gociante Patissa
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas