domingo, 24 de abril de 2016

[Oficina] Crónica | Kizombas da minha alma!

Texto de Lauriano Tchoia, Luanda, 23.04.2016
As minhas Kizombas brilham no sapato fino do passista, na pista que facilita o toque que conduz a dama na ginga rítmica do meu semba e fazer sair sorrisos coniventes entre elas, sob o olhar atento do garino que não risca nada e se esborracha em ciúmes.
“Vai pra academia rapaz, e sais daí Mateus Pelé”!

As Kizombas minhas confundem-se com as do Proletário cuja saia matou bwé de malandrecos, quanto ao número consultem o censo, por favor. “Suplico que não me trates assim, não aguento estas remexidas de me fazer ver magias e dunas em pleno mar do Malembo, eu não mereço isso!”


As Kizombas da minha vida vão no gorro do soldado, na pala que esqueceu dar ao brigadeiro por ver sua arma enferrujar de tanta tranquilidade e na lata de Coca-Cola esconder katembe (cocktail) de vinho, whisky e limonada, só para contrariar a pachorra do oficial dia. “Queres o quê mó chefia, se estamos em paz?”

São as mesmas Kizombas que encontro no choro do kandengue que dá largas à fatia de bolo no armário, na vontade de jogar adiantado e comer sem medo do aviso que o açúcar traz makulu (oxiúros) para depois debelar com santa-maria na seringa do cristel.

As Kizombas da minha vida bazaram limpas para tuga (Portugal diminuitivo), curtem estética dentária e na chipala pele-fina, levar febre para os nguetas se borrarem com as quetas da Banda Maravilha, no compasso do meu kamba Marito Furtado, enquanto nós estamos bem aqui. Fado connosco só mesmo pra velórios.

As Kizombas da minha vida estão na Gé e na Mila, as kassulas do kubico, que se fazem ao salão no passo da coladeira de Livongh a dançar funana e mais algo no pé doce da tarrachinha. Você é que sabe, mas vem só entrar na roda. Yo, yo, yi – yo, yo, yoi.

Sem dúvidas para ninguém, estas Kizombas fazem os prolongados da terra livre de andar a pulular, por aí, por aí e sentir o cheiro do chão bom de Cabinda ao Cunene, e fazer cantar Paim; AI WÉ NGOLE, P’RA TIRAR SELFIES À TOA.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas