sexta-feira, 8 de abril de 2016

Divulgando | Mercado brasileiro recebe «O Domador de Burros e Outros Contos», do moçambicano Aldino Muianga

Editada pela Kapulana, é a primeira edição brasileira de um livro de Aldino Muianga, autor moçambicano renomado com contos publicados em Portugal, Suíça e França, coletânea de contos vencedora do Prêmio Literário Da Vinci (Editorial Ndjira, Moçambique).

Nas sete narrativas em «O Domador de Burros e Outros Contos», percebe-se com clareza a intimidade de Muianga com a paisagem sobre a qual escreve, não apenas física, mas sócio-cultural. O conto que dá nome ao livro, por exemplo, apresenta descrição minuciosa do ambiente no qual os personagens estão inseridos, bem como seus costumes, ambições e valores.



O que mais a aflige é esta incontida vontade de atravessar estes horizontes que a manietam e asfixiam o desejo de conhecer mais e ser mais. As irmãs já lá andam, donas das suas vontades e condutoras dos seus destinos. E o exemplo delas que quer seguir, ir ao encontro da liberdade de escolher o seu futuro, de decidir ter o homem que amasse e com ele constituir o seu lar e a sua família. Desde há tempos que começou a abominar a vida neste desterro, onde nem opinião podia ter. As mulheres mais velhas, essas, não passavam de figuras obscuras, eternamente submissas aos caprichos do seu amo. Na mente, aos poucos, a ideia germina, cresce e ganha formas. Torna-se uma obstinação a ideia de partir (Pág. 93 e 94)

Por fim, é o conflito que confere unidade às sete narrativas do livro: O Domador de Burros, O Totem, O Filho de Raquelina, O Estivador, A Rosa de Kariacó, Djossi, o Crocodilo e o Conto de Natal.

Sobre o autor: Aldino Muianga nasceu em 1950, em Maputo, capital de Moçambique. Começou a escrever desde a adolescência, para o jornal do liceu onde estudava. A sua primeira publicação oficial foi o conto “A Vingança de Macandza” (1986), sob o pseudônimo Khambira Khambiray. Tem contos em antologias de Portugal, Brasil, Suíça, França e em revistas literárias de Moçambique. Foi coordenador da secção literária da revista SAPES (Zimbábue), colaborador da revista Charrua (Moçambique) e da revista ECO da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). É mebro da AEMO (Associação dos Escritores Moçambicanos) e fundador da AMEAM (associação de Médicos Escritores e Artistas de Moçambique). Atualmente reside na África do Sul onde é médico-cirurgião e docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Pretória. Desde seu primeiro livro em 1987 (Xitala-Mati) até hoje, teve 15 livros publicados, destacando-se “A Noiva de Kebera”, “A Rosa de Xintimana”, e “O domador de burros e outros contos”, agora editado no Brasil pela Editora Kapulana.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas