sexta-feira, 15 de abril de 2016

Diário | E não almoça o seu conceito porquê?!

“Ó meu caro amigo, você me desculpe, mas isso está a me fazer um bocado de confusão! É já a terceira vez só essa semana que o senhor vem cá almoçar prato do dia.”
“E daí, com o devido respeito, mas qual é o problema?”
“O problema é mesmo tu vires aqui comer constantemente…”
“Mas isto aqui não é um restaurante? Não é lugar livre para quem consome e paga? Diz-me lá, mas o quê que me proíbe?!”
“Como assim, ‘o quê que me proíbe?’ Ainda perguntas? Vou ser directo. O senhor também não é dono de um restaurante? Lá também não servem almoços?”
“Sim, mas eu gosto dos pratos do dia daqui. Anteontem foi feijoada. Ontem foi carapau grelhado com banana cozida e molho de cebola picada. Hoje é joaquinzinho, o nosso ‘kasombosombo’, fresco frito com molho de tomate, amanhã é pirão…”
“E no teu restaurante servem pedras no prato? Não dá para comer?”
“Lá esta semana é tudo chique: lasanha, sushi, tornedó, bacalhaus e pratos franceses… É um negócio para grandes famílias, um segmento de clientes que se prezem…”
“Viva! Muito bom. É um nível altamente! Só uma curiosidade: quem elabora o conceito gastronómico do teu negócio?”
“O amigo deve saber que sou muito viajado, modéstia à parte. O conceito é meu.”
“E não almoça o seu conceito porquê?!”
“Mas esta pergunta não faz sentido. Eu mereço ser tratado como cliente normal, só isso. Não peço mais nada, por amor de Deus…”
“Você não sabe que estamos em crise económica, que as importações encravaram, que os armazéns andam caquéticos? Quer dizer, vens cá comer todos os dias para dar cabo da minha despensa a ver se o meu negócio vai à falência e passo a comer as gordurosidades do teu restaurante, não é isso?
GP, Benguela, 16.04.2016
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas