domingo, 10 de fevereiro de 2019

Luzia Moniz contesta figura de Pessoa | CPLP escolhe escravocrata racista para projecto juvenil


Aos 28 anos escreveu: “A escravatura é lógica e legítima; um zulu (negro da África do Sul) ou um landim (moçambicano) não representa coisa alguma de útil neste mundo. Civilizá-lo, quer religiosamente, quer de outra forma qualquer, é querer-lhe dar aquilo que ele não pode ter.


O legítimo é obrigá-lo, visto que não é gente, a servir aos fins da civilização. Escravizá-lo é que é lógico. O degenerado conceito igualitário, com que o cristianismo envenenou os nossos conceitos sociais, prejudicou, porém, esta lógica atitude”.


Em 1917, aos 29 anos continua: “A escravatura é a lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.” 


Aos 40 anos consolida a sua ideologia racista, escrevendo: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social”. E ainda: “Quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs”?


Fernando Pessoa, dono desse ignóbil pensamento, é a figura escolhida pela CPLP para patrono de um projecto de intercâmbio universitário no Espaço de Língua Portuguesa. Essa iniciativa, cópia do programa europeu Erasmus, visa a educação, formação e mobilidade de jovens do espaço de língua portuguesa, oferecendo-lhes oportunidades de estudo, aquisição de experiência e voluntariado por um período curto num dos países da CPLP à sua escolha. Que Portugal, país onde a mentalidade esclavagista fascista ainda é dominante, tenha escolhido promover, branquear essa figura sinistra não me espanta. Agora, o que verdadeiramente me deixa perplexa é a aceitação pelos países africanos, as vítimas da escravatura.


Se foi para a isso que Portugal fez a guerra para assumir o secretariado executivo da CPLP, tudo indica que a coisa começa mal.


Denunciei isso mesmo, esta quarta-feira, na Assembleia da República de Portugal, durante a cerimónia de abertura do ano da CPLP para a Juventude, onde estavam deputados portugueses, governantes dos Estados da CPLP, jovens, activistas, intelectuais e académicos afro-descendentes, brasileiros, portugueses e africanos.


Não sei se Pessoa é ou não bom poeta. Isso pouco interessa para o caso. A minha inquietação é o uso da CPLP para branquear o pensamento de um acérrimo defensor do mais hediondo crime contra a Humanidade: a escravatura.


Atribuir o seu nome a um projecto que envolve jovens, descendentes dos escravizados, configura um insulto fascista.


Na AR alguém, para tentar justificar o injustificável, alegou que as convicções esclavagistas fascistas de Pessoa reflectem o pensamento da sua época, ignorando que, por exemplo, Eça de Queirós, contemporâneo de Pessoa, era contra a Escravatura e que, quando Pessoa escreve tais alarvidades, já a escravatura tinha sido abolida oficialmente. Outros diziam que precisamos de olhar para o futuro, esquecendo o passado. Como se Pessoa fosse futuro. Pessoa representa o que é preciso combater hoje para defender o futuro. Como construir um futuro salutar sem olhar para os erros do passado?


E se nos cingirmos apenas ao “pensamento da época”, qualquer dia temos o nome de outro colonialista-fascista António de Oliveira Salazar atribuído ao Conselho de Finanças da CPLP, com o argumento de que “tinha as contas em ordem” e de que foi “fascista à época”.

Se se pretende criar uma comunidade envolvendo as populações e não se limitando aos políticos, mais ou menos distraídos, é imperativo que o nome de Fernando Pessoa não figure em projectos comuns. Em sua substituição, sugeri Mário Pinto de Andrade, académico, um dos mais brilhantes intelectuais do espaço de língua portuguesa. Angolano que iniciou o seu percurso académico em Angola, passando por Portugal antes de ser ministro da Informação e Cultura na Guiné Bissau, que teve passaporte cabo-verdiano e deu aulas em Moçambique.

 
Espera-se dos países africanos membros que revertam essa situação, opondo-se ao nome de Fernando Pessoa, mesmo que com esse digno gesto se crie um novo irritante. Os irmãos de Cabo verde, que neste momento presidem a CPLP, têm uma responsabilidade acrescida nesta questão. Se Portugal olha para a CPLP como um instrumento de dominação dos outros, cabe-nos a nós, africanos, impedir que isso aconteça.

Share:

7 Deixe o seu comentário:

Álvaro Aragão Athayde disse...

Que Luzia Moniz afirme, cito Não sei se Pessoa é ou não bom poeta. Isso pouco interessa para o caso., diz quanto necessita de ser dito.

Recomendo vivamente a Luzia Moniz que emigre para os Estados Unidos da América onde, estou certo, se sentirá menos descriminada.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Bem-vindo, caro Álvaro Aragão Athayde. Creio que compreendo o que você quis dizer. Quanto à sua sugestão, parece reforçar muito bem a postura de achar que "o mal do outro é sempre maior do que aquele que causamos". Nenhuma discriminação é virtuosa, seja de que natureza for. volte sempre. Um abraço.
Gociante Patissa

Álvaro Aragão Athayde disse...

Experimente visitar Lisboa e Nova Iorque, a antiga Nova Amesterdão, que, não sei se sabe, caro Gociante Patissa, foi fundada em 1625 pela Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, companhia essa que então dominava, e continuou dominando por muitos anos, o Tráfico Negreiro no Oceano Atlântico. Depois conversamos.

Álvaro Aragão Athayde disse...

Artigo sobre este tema: “Racista e esclavagista? Especialistas contestam acusações a Pessoa”. João Céu e Silva. Diário de Notícias, 13 de Fevereiro. às 18:19. Em: https://www.dn.pt/cultura/interior/especialistas-contestam-acusacoes-ao-poeta-10573830.html.

Álvaro Aragão Athayde disse...

Outro artigo sobre este tema: “Polémica na CPLP. Será que as frases de Fernando Pessoa são mesmo racistas?”. Rita Cipriano. Observador, 13 de Fevereiro. às 22:19. Em: https://observador.pt/2019/02/13/polemica-na-cplp-sera-que-as-frases-de-fernando-pessoa-sao-mesmo-racistas/.

Álvaro Aragão Athayde disse...

Um terceiro artigo sobre A Nova Corrida a África, a questão de fundo subjacente a esta manobra de propaganda política: “A Nova Corrida a África”. Andreia Roque Venâncio. Revista de Ciências Militares, Vol. II, Nº 2, novembro 2014, pág. 363-373. Em: https://www.ium.pt/cisdi/revista/Artigos/Artigo_59.pdf.

Clara disse...

Isso é não entender absolutamente nada de Pessoa que, além dos 3 heterónimos e do semi-heterónimo mais conhecido, teve uma multidão de muitos outros com os queis tentou escrever aquilo a que ele chamava o «drama em gente».
Essas frases encontram-se em fragmentos dispersos e nunca publicados, existentes na célebre arca e eram para ser atribuídos a António Mora, um neo-pagão filósofo e que defendia essas aberrações que, depois, seriam debatidas e argumentadas por outros heterónimos ou personagens litaerárias no tal «drama em gente». Fernando Pessoa não teve tempo para concretizar exactamente o que queria mas nunca publicou esses fragmentos e, pelo contrário, em várias ocasiões da sua vida se revoltou contra a escravatura e contra o próprio colonialismo.Quando as pessoas começarem a entender que o que escreveu Ricardo Reis, por exemplo, nada tem a ver com o pensamento de Álvaro de Campos e nenhum dos dois pensa como Pessoa, o próprio, e isso é igual com as outras personalidades que foi criando, terão, finalmente, compreendido Fernando Pessoa. Deixo-vos aqui o link para quem entende e explica isto muito melhor do que eu. https://www.facebook.com/teresa.ritalopes/posts/1507903969346878

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas