quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Crónica | O bairro Camama é o maior!


Conheces o bairro Camama? Pergunta-me o mano excelência morador de lá, já digo o nome dele, vamos ter calma, mas é claro que conheço! Só não sei é como lá chegar. Não é então onde mora o escritor João Tala?! Só um ponto: vendo bem, conheço mesmo ou não?

Aliás, na nossa família somos mesmo assim, provincianos muito precisos quanto à geografia urbana. O meu avô Kalonga, ervanário e mulherengo de boa memória, quem melhor dominava a capital, não precisava de conhecer mais do que o Porto Pesqueiro. Ou será que visitar clientes ali e rasgar o mercado informal do Roque Santeiro, em vida o maior talvez de África, não era Luanda? Uma vez indaguei se ele não costumava perder-se na infinita cidade, ao que rebateu sem pestanejar, põe uma coisa na cabeça, meu neto. Antes de as pessoas começarem a frequentar Luanda, eu já lá ia!

À hora combinada apanhei o primeiro candongueiro de três. Estava claro na minha cabeça que Camama, musseque do único amigo meu escritor, médico e militar malanjino, era o maior! Ultimamente até já conta com o morador chamado Estupendo. Que coisa maravilhosa! A recomendação era Golfo-2 para depois apanhar Camama. Foi o que fiz. Apanhei um Hiace assim a dar para o podre, mas aceitável. Afinal, verdade seja dita, está para ser fabricado o automóvel que não tem arranhões nas vias de Luanda. Aí o cobrador foi gritando GOLFO-2 DE CEM!, mas cobrava 150 kwanzas por cabeça. A mim nada incomodava, na verdade, porque o destino era Camama, e Camama é o maior.

Eu, mô wi, minhas irmãs até me abusam, cada uma já se chamou lá um puto. Talos pais num ajudam, mas pronto. Só que eu não quero fazer mais que já passo o dia na via é stress, chego na casa mais é stress. Quando o documento sair, olho assim, a carta tá mbora na mão, mando vir um bebé. PÕE JÁ O PÉ, XÉ, MANA!!! Assim por causa do teu cem, o Azar (polícia de trânsito) vai-me tirar mil kwanzas? Não faz mais mbora banga, moça! Faleceu a velha do meu tiôte deputado. É só teu tio mas nunca te deu nada. Ya, eu sei mas um gajo só vai no óbito já para não te apontarem o dedo. Senão são puros tios mas coração lhes fugiu. Num é o teu tio que brincou com champanhe de 90 mil kwanzas, né? Xe!!!

A corrida nunca mais termina, as pessoas vão entrando e saindo, o sol é brasa, sauna rolante. Às tantas passamos pelo Hospital Sanatório, salta à vista a imponência da nova Direcção de Viação e Trânsito, o Instituto/Templo Tocoísta, tudo enorme. O cobrador grita CUCA! Eu, calmo no meu assento, só penso em Camama. Acredito que a qualquer momento será anunciada chegada ao terminal do Golfo-2. Ao longe começo a ver a Filda.

No Palanca pede boleia um jovem albino de barba preta, corpo atlético, na casa dos 26 anos. O cobrador vinca a testa mas aceita como quem teme condenação pública. Pede dinheiro aos passageiros. Não gosto da ideia de relacionar albinismo com mendicidade. Vaidoso, expressa-se bem, alguma escolaridade, potencial para o trabalho e a independência. Incomoda-me vê-lo sem chapéu, tão nocivos que são os raios ultravioletas para limitados em melanina. O que tens a ver com isso?! Recrimino-me ao mesmo tempo.

O jovem pede para ficar no Simão Toco, o cobrador não evita a gargalhada. Simão Toco, tens que voltar no Golfo-2. Estava perdido. Não era o único. Eu também. Com ar insuspeito, minto que cheguei ao destino. Há que dar meia-volta e pedir dicas para retomar o itinerário, ainda hoje. Camama e o mano Carlos Maneco me esperam.

Gociante Patissa | Luanda/Benguela, 25/26-02-2019 | www.angodebates.blogspot.com
Crédito da imagem: lillinka006
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas