domingo, 10 de fevereiro de 2019

Para colegas da Oficina Literária | AINDA SOBRE O QUE É OU NÃO OBRA LITERÁRIA: EXEMPLOS DE LIVROS POR TÍTULO, INDEPENDENDO DO FORMATO (DIGITAL, PAPEL, ÁUDIO)

Em função das conversas com colegas da Oficina Literária sobre assuntos ligados à escrita, sobretudo pela ambiguidade com que se usa a expressão "obra literária", lanço para debate, se tiver de ser, a compreensão mais ou menos consensual da destrinça possível mediante a natureza do que aparece no mercado. Deixamos o leitor para localizar no google as mais brilhantes teses sobre o tema, optando pela simplificação neste mural por não termos um grupo de discussão fechado:
1- "Actividades desenvolvidas por grupos recreativos locais"; "Estado actual das infraestruturas desportivas"; "Mapeamento das ONG's de Benguela, o caso das sobreviventes"; "Contributo das igrejas na alfabetização" (trata-se de um RELATÓRIO, pode ser elaborado por um técnico ou dirigente de grupo/instituição. Inclina-se para o campo documental. Obra documental. Linguagem não literária)

2- "Factores que levam a comunidade estudantil a não saber distinguir uma obra literária de um manual"; "Vantagens e desvantagens dos cursos universitários oferecidos no mercado de Benguela"; "Causas e consequências da exposição da vida privada das pessoas nas redes sociais"; "Por que será a matemática um bicho de muitas cabeças?" (trata-se de um ENSAIO/ESTUDO, que tem por base o método da investigação. Pode ser elaborado por um estudioso/académico/expert, na condição de cientista social, que o assinará na condição da sua formação ou título profissional. Inclina-se para o campo das ciências. Obra académica. Linguagem não literária)

3- "Como ensinar a matemática a alunos com necessidades especiais"; "Técnicas do uso de microfone sem soar artificial"; (Trata-se de um MANUAL, livro de carácter didáctico. Pode ser elaborado por um quadro entendido na matéria, que deverá se referenciado pelo título profissional ou académico. Um manual difere do ensaio por focar não tanto da compreensão do fenómeno, mas em partilhar método e instruir. Inclina-se para o campo das ciências na sua faceta empírica ou prática. Obra didáctica. Linguagem não literária)

4- "Se ama a mãe, ame o enteado"; "O melhor pão é o que temos"; "O segredo está no perdão" (Trata-se de um livro de auto-ajuda, a sua natureza é opinativa. Pode ser escrito por todo o cidadão que deseje partilhar visões, crenças, fé, visando o bem da sociedade, por meio do convencimento, sem precisar do rigor de comprovar nada. Inclina-se para o campo das reflexões avulsas, da sabedoria popular. Obra motivacional ou de auto-ajuda. Linguagem não literária)

5- "Raízes Cantam"; "Discurso secreto dos pássaros"; "Sagrada Esperança"; (Trata-se de uma OBRA LITERÁRIA. Geralmente o título põe o leitor a se perguntar sobre que mensagem se quer passar. Há também, é verdade, casos de títulos simples como "Mayombe", "O Ministro", "A Tábua". É escrito por um escritor, alguém que usa a imaginação e a criatividade para recriar o mundo pela singularidade do seu olhar. Ficção. A sua natureza é artística, pertence ao campo das belas artes e não tem compromisso com a verdade objectiva. Subjectividade. Obra literária. Linguagem literária).

6- "Vamos orar?"; "A prática diária do cristão"; "O muçulmano e a política" (Trata-se de um livro/obra DOUTRINÁRIO/A. Pode ser escrito por todo o cidadão que se sinta alimentado na fé para conquistar almas para o Deus em que acredita. Não é obra literária nem manual nem relatório. Linguagem não literária).

Vamos ao debate. Ainda era só isso. Obrigado

Gociante Patissa | Aeroporto da Catumbela, 10.02.2019
(Imagem de autor não identificado)
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas