domingo, 6 de março de 2016

Crónica | Estará um Big Brother acima do prestígio do Ladislau?

Foto do seu mural no Facebook
Amigos, colegas e familiares juntaram-se à indignação do jornalista Ladislau Fortunato , em consequência de o profissional ter perdido a oportunidade de enriquecer o seu curriculum, desta feita para integrar a direcção de conteúdos do Big Brother Angola e Moçambique, a convite da organização.

A Direcção local da TPA, sua entidade patronal, é acusada de má-fé, havendo quem preferisse usar termos muito mais incisivos no campo da fulanização do juízo de valores. É claro que vários precedentes foram chamados à liça, recaindo a eventuais conflitos internos entre o profissional e a liderança. Neste campo não entrarei, naturalmente, até para salvaguardar a equidistância e não atiçar ainda mais as relações entre as partes. Eu também ergueria (se construtivo o fim fosse) a voz a favor da ida dele, até por ter uma consideração enorme pelo Ladislau, a quem devo a minha revelação para os campos da comunicação e literatura (foi em 1995 que uma equipa de reportagem por si dirigida me descobriu por acaso na Catumbela).

O Ladislau é um profissional brilhante, com mais de duas décadas de casa, tem impressões digitais na maioria dos programas da estação, sem falar da sua polivalência. O convite não poupou elogios ao seu palmarés. Nos termos do contrato que lhe foi proposto, iria passar três meses na África do Sul, talvez o mais prolongado tempo de suas internacionalizações, sendo necessária uma dispensa do empregador, que teria tardado até esgotar-se o tempo necessário para cuidar da papelada migratória. Mas por tudo o que leio de reacções, parece-me escapar um detalhe determinante, aquele que tem que ver com o formato. Estará o BIG Brother acima do prestígio do nosso Lau?

Não lhe consegui dizer pessoalmente, pois o senti entusiasmado. Mas por aquilo que tem sido a história das nossas participações de angolanos no Big Brother, com as tristes figuras de Tatiana Durão, Ricco, Rui Mestre, Larama e outros, estou em crer que pouco ou nada acrescentaria às vitórias colectivas a ida do Lau (independente de não ser actor, mas realizador), a não ser que futuramente se venha a organizar um projecto similar. O Ladislau já esteve a cobrir grandes eventos comerciais e diplomáticos nos Estados Unidos, manobras militares da União africana por esta África, e outras tarefas mais nobres, intelectual e moralmente, pelo que a TPA deve esforçar-se no sentido de o estimular e valorizar. É de deplorar a falta de transparência que consta ter existido na hora de lhe ser transmitida a não autorização.

E como consumidor interessado na recolha das nossas realizações culturais e antropológicas, que tão bem o programa televisivo Terras e Culturas retrata, sob direcção do Lau, e se tivermos de hierarquizar os ganhos, mais ganha Angola tendo-o cá do que emprestá-lo para servir na produção de conteúdos de uma futilidade e imbecilidade que é o Big Brother. É certo que ninguém é insubstituível, mas... prefiro acreditar que a grande oportunidade para o salto na carreira está ainda para vir. Um abraço.
Gociante Patissa, Benguela, 6 de Março 2016
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas