PONTOS DE VENDA

PONTOS DE VENDA
PONTOS DE VENDA: União dos Escritores Angolanos; Rede de Supermercados KERO; Tabacaria GRILO (edifício do Mercado de Benguela); Livraria SUCAM, Benguela; Livrarias LELLO, MENSAGEM e na SALA DE EMBARQUE do AEROPORTO INTERNACIONAL 4 DE FEVEREIRO, Luanda

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

SOS

Alguém sabe dizer onde encontrar notícias e/ou informações como tal da/sobre Guiné Bissau a partir de um olhar interno? Os blogues que localizo são militantes e extremam-se, uns pró presidente, outro pró governo. Era só isso. Obrigado

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Caro Gociante Patissa,

Quando diz que os blogues que encontra da/sobre Guiné Bissau são militantes e extremam-se, está a referir-se ao "Ditadura do Consenso", entre outros, não está? Mesmo assim, o jornalista António Aly Silva pode ser militantemente e veementemente parcial, mas, que eu saiba, é o único que vai dando conta do que se passa na Guiné-Bissau, quase hora a hora. Seja como for, o "Ditadura do Consenso" é um blog pessoal e não um site informativo e, por isso, é preciso "descontar" as posições pessoais de António Aly Silva para se poder reter as informações que ele fornece.

O único site informativo que eu conhecia sobre a Guiné-Bissau era o Bissau Digital. Agora, fazendo uma rápida pesquuisa, encontrei um blog da Agência de Notícias da Guiné, que não parece ajudar muito.

As grandes rádios internacionais dos Estados Unidos, França e Alemanha, por exemplo, têm correspondentes em Bissau, que são cidadãos guineenses e não correspondentes estrangeiros com um conhecimento deficiente do país e até com ideias preconceituosas. Acho que vale a pena consultar as páginas destas rádios e, mesmo, ouvir as suas emissões ou podcasts.

Por fim, julgo que talvez lhe interesse visitar um blog que é sobretudo de poesia, o qual, apesar de não ter recebido qualquer atualização desde 2011, me parece ter real qualidade literária. É publicada tão pouca literatura guineense, que este blog de Adão Quadé e Dongle Akudeta é de ler e reler. Muita da poesia que lá está é escrita em crioulo, mas também há muita escrita em português. O endereço do blog Djambadon (julgo que esta palavra designa um ritmo tradicional da Guiné-Bissau) é http://djambadon.blogspot.com/.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Sim, caro Fernando, este mesmo da personalidade citada. Há outros blogues que respondem nos mesmos termos militantes e pouco cordatos. Sim, um blog, como já se sabe, não é propriamente um veículo que se guie nos moldes clássicos do jornalismo. Vou dar um clique nas sugestões que apresenta. Desde já grato pela partilha.