segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O renascer da esperança | Reabilitação da via rápida Lobito-Catumbela arranca brevemente

A estrada alternativa que liga os mercados do Sa Pangele (município do Lobito) e Katombela (município da Catumbela), passando pela ligação do mercado da Kalumba com o Bairro da Luz, será reactivada dentro de um ano. Espera-se um trabalho de fundo consubstanciado na drenagem (com realce na zona do São João) e a aplicação do tapete asfáltico, o que ajudará a descongestionar o tráfego até agora afunilado na estrada nacional número cem. A informação foi tornada pública hoje (25/01) pelo governo da província de Benguela, através do administrador municipal do Lobito, Alberto Ngongo, que garantiu estar para breve o início da empreitada, sem no entanto precisar a data nem o orçamento.

A portuguesa Mota Engil é conhecida pela qualidade do trabalho nos troços Lobito-Benguela e Lubango-Namibe, mas a minha experiência de observador cidadão alerta que um ano parece pouco tempo para a complexidade da empreitada, num mercado em que os prazos acabam sempre sendo elásticos. Mas ainda assim, seria desastroso confiá-la a uma eventual empresa chinesa, pelo simples critério da rapidez na conclusão da obra em detrimento da resistência dos materiais e da sua durabilidade.

Depois da tentativa fracassada de reabilitação da via em 2007 pela BCOM, desta vez parece que é para valer, pelo que, enquanto antigo morador do Bairro Santa Cruz (o do estádio do Buraco, da Académica do Lobito), só podia ser enorme a alegria com que recebi a notícia, sendo a minha mais uma das vozes que ao longo deste tempo vêem fazendo pressão pelo troço, como cidadão e obreiro literário, como atestam os trechos que se seguem, da crónica de fim de ano:

"Dediquei-me ontem a mais um exercício de reencontro com o meu passado que, para quem não passa da casa dos trinta anos, só pode ser recente. Escolhi radiografar a via alternativa à estrada nacional número cem, aquele troço que vai da Catumbela à Kalumba. Só poeira e sacudidelas. Nada mais lembra o asfalto do tempo colonial, nem a hibernada promessa da sua reabilitação há quase uma década. Mas conduzir ali, olhando pelo outro lado da moeda, a par do suplício de ver o carro envelhecer vários anos por minuto, tem o seu lado altruísta: dá de comer o mecânico e o vendedor de peças. 
(...)
A condução faz-se devagarinho, muito abaixo dos medianos 30 km/h actuais, num troço de 6 Km que frequentei durante seis anos lectivos a pé. Já agora, usando do direito do escritor ao egocentrismo, depois de ouvir um veterano reivindicar investimento a uma aldeia, por ter sido ali circuncidado… peço atenção a esse troço pelo seu contributo na história sócio-económica da província de Benguela."
Gociante Patissa, 25 Janeiro 2016
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas