O kú-duro é o mais visível exemplo da imposição de modelos de expressão cultural imposta pela cultura de massa. Imagem de autor desconhecido |
Não é possível, nos nossos dias, definir de maneira unitária, o
conceito de cultura, porque a análise crítica permite relevar – numa perspectiva
antropológica – ao menos três tipos fundamentais de cultura: cultura de elite,
cultura popular, cultura de massa.
1.
A CULTURA
DE ELITE aparece como a cultura escolhida (eleita), uma super-cultura essencial,
cujo saber, baseado nas disciplinas humanistas de raiz greco-latina, tende, na
sua formalização aristocrática, a procurar sem cessar novos modelos criadores, na mesma medida em que os seus modelos
tradicionais são vulgarizados ao nível da instrução de base e da comunicação de
massa. A cultura aristocrática, fundada sobre a soberania Sagrada da palavra e transmitida pela escola, sobretudo na
Universidade, hoje declinou por causa da explosão de conhecimentos provocada
pelos meios audiovisuais modernos de comunicação social. Com efeito, a posse
privilegiada de um código exclusivo tende a ser cada vez mais precária em face da
dinâmica evolutiva dos processos sócio-culturais do mundo contemporâneo.
2.
A CULTURA
POPULAR é o conjunto residual das sub-culturas ligadadas aos costumes
locais e às linguagens dialectais cujas raízes tradicionalistas mergulham, de
maneira arcaica, na civilização oral do povo. Foi esta cultura mais
comprometida pela sociedade industrial que, com s seus processos
culturalizantes de urbanização e homogeneização, sobretudo nas camadas mais
jovens, tende a relegá-la para o plano da recordação. Está provado que a
recuperação intelectualista ou espectacular de formas expressivas, praticada sob
o modo folclórico, deforma em geral os valores autênticos e dialécticos de uma
cultura popular.
3.
A CULTURA
DE MASSA deve a sua difusão aos meios rapidamente multiplicadores da indústria
cultural (imprensa, rádio, televisão, etc.). Apresenta uma conexão fragmentária
devido à abundância e precaridade das suas mensagens e da sua ideologia,
verdadeiras culturazinha de mosaico
cognitivo incoerente e ultrapassado. Enquanto que as culturas precedentes
correspondem ao plano económico, às matrizes burguesa e popular, a cultura de
massa é um verdadeiro sub-sistema
cultural que sustém toda a civilização industrial. Os de tentores de uma
cultura estruturada e operante nos seus valores e nos seus moldes terão,
evidentemente, instrumentos críticos mais capazes de uma aproximação crítica do
real, enquanto as classes com falta de formação existencial orgânica estarão
cada vez mais expostas a um processo doxológico
de influência exercido pela propaganda e pala publicidade dos «mass-media».
PAGANO, Christian, 1971. “Comunicação Audiovisual” (pág. 99-100). Pia
sociedade de São Paulo. Lisboa
0 Deixe o seu comentário:
Enviar um comentário