domingo, 26 de novembro de 2017

Diário | Assim vais querer contrariar o médico?!

“Mas assim outra vez?!”
“Nem um beijinho ao teu esposo que Deus te deu?”
“Senta só, faz favor, vamos conversar. Uf, que bafo!”
“Tudo para o teu bem, meu bem…”
“Achas?! Eu quero separação…”
“Ai, é? Separação de quem?”
“Nós, amor. Não suporto mais…”
“Como assim?!”
“Levei tempo para perceber mas depois que fui à marcha de repúdio à violência contra a mulher, cheguei à conclusão que a vida que me dás e levas é isso mesmo. Violência doméstica…”
“INJUSTIÇAAA!!! Eu sabia que nessa marcha tinha algo escondido. Se calhar era para ver as pernas das esposas dos outros no desfile e depois conquistar, pá! Onde é que já se viu dar sexo a um problema social como a violência?! Por caso também não há homens que sofrem na mão das companheiras, hã?! Olha, vou-te falar. Eu tinha um amigo que não precisou de ir ao ginásio, ouviste? Cada ofensa que saía da boca da mulher, o homem perdia mil e tal calorias. Até chegou a morrer anoréctico, coitadinho…”
“Não vale a pena desviar do tema, amor. A violência ainda que falamos é de cá no nosso lar…”
“Mas alguma vez te levantei a mão?”
“Aí é que está. Falaram mesmo lá na marcha que violência é transversal, não é só bater…”
“Ai, é? Por acaso faço amor contra a tua vontade?”
“Ultimamente nem contra nem a favor dela, né? Se estás sempre bêbado…”
“Mas é a pensar no teu bem…”
“E não é só isso. Hora de jantar à mesa com os teus filhos para os educar, o pai está aonde? Ou nos copos da rua ou a babar no sofá…”
“Mas eu bebo para o teu bem, amor… É a pensar na saúde…”
“Que desculpa mais sem pés nem cabeça, homem?!”
“Lembras-te da vez que fiquei doente e tive de internar? Viste a estafa de conciliar o lar, o teu emprego, a actividade doméstica com as idas e vindas para me visitar? Achas que foi fácil?”
“Mas para quê lembrar isso agora?”
“Tenho que lembrar, amor, para você entender bem e tirar essa confusão da cabeça…”
“Hum…”
“O médico, que foi muito bem formado e é competente, me perguntou: você tem algum vício? Eu respondi que sim. Bebo. Ele perguntou: bebe? Eu, como não gosto de mentir, falei mesmo: CERVEJA! Aí ele salientou: olha que a cerveja tem pouco benefício para a saúde.”
“Pois também acho…”
“Então, meu amor! Segue a lógica comigo: se a cerveja tem pouco benefício para a saúde, e como tu mereces um marido saudável, concluí que quanto mais beber, mais o benefício aumenta. Assim vais querer contrariar o médico?!
www.angodebates.blogspot.com | Gociante Patissa | Benguela, 26.11.2017
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas