quinta-feira, 2 de novembro de 2017

(arquivo) Diário | Só que o posto dele é na cama, ouviste, né?!

“Mas que vozes são essas, meu Deus?!”
“Não são vozes, patroa, é uma senhora só… Está bem frustrada a tal senhora, patroa. O guarda inclusivéé não consegue lhe segurar…”
“Mas qual é o problema para tanta histeria afinal?”
“Patroa, falo mesmo?”
“Claro! Que pergunta mais parva, homem!”
“Ela diz que veio discutir os direitos dela…”
“Mas que direitos são esses?”
“O mano Sentado. É isso… é mulher do mano Sentado. Ela falou que tem certeza que o marido dela está ali dentro de casa…”
"Ai, o problema dela é só mesmo esse?”
“Parece, patroa…”
“Manda entrar a gaja.”
“A SENHORA DEVIA TER VERGONHA, PÁ!!!! ROUBAR MARIDO, COM TANTO HOMEM DISPERSO POR AÍ A SER ATROPELADO POR COMBOIO?!…”
“Muito prazer em conhecer. Eu sou Nasesa. A senhora como se chama mesmo?”
“TCHA!... VOCÊ NÃO ME ENGANA COM ESSES TEUS MODOS, MAZÉ, PÁ…”
“Estarei aqui quando entender que dialogar é melhor que ladrar, querida. Mas pode já diantar. Qual é mesmo o assunto?”
“O MEU ASSUNTO É DA VOSSA POUCA VERGONHA! FICAS ALI, TODA ASSANHADA, ACESA COMO ÁRVORE DE NATAL… MAS AS CRIANÇAS QUASE ESQUECEM A CARA DO PAI QUE VOCÊ LHE PRENDE AQUI COM A BUNDA! QUE TIPO DE MULHER É VOCÊ, QUE NÃO CONHECE A DOR DAS OUTRAS?”
“Repete o que disse…”
HÔKO!, OLHA A CARA DELA... ATÉ PARECE NÃO MENSTRUA!”
“Minha senhora, parece haver aqui uma confusão.”
“CONFUSÃO DE QUÊ, PÁ?! AGORA ENTENDO O PORQUÊ QUE O PADRE, NA CERIMÓNIA DO MEU CASAMENTO, ME DISSE ‘ORAI E VIGIAI’… ERA MESMO A CONTAR JÁ CONTIGO, MINHA BANDIDA!”
“Já que procuraste, agora vou-te responder à medida. Está a ver esta pala de sombra? É o lugar do guarda. Ali onde estás, se faz favor, estás a atrapalhar o lugar do jardineiro. Ah, é uma pena que tenhas os pés empoeirados, senão te mostrava o meu quarto…”
“PARA QUÊ? O TAL QUARTO CHEIO DE PECADOS SÓ…”
“Assim já eu é que me viste com cara de conquistar alguém, ah porque estou apaixonada e encalhada, vem-me ocupar?! Miux! O senhor Sentado, é teu marido lá, aqui é trabalhador. É só isso. Um biscateiro, desculpa o termo, ya? Vem esporadicamente cuidar de algumas manutenções, mas, atenção, não é favor nenhum. Porque de uma maneira ou outra, ele enfia normalmente no bolso a sua avençazinha consoante o suor, como os outros. Só que o posto dele já é que é a cama, ouviste, né?!

www.angodebates.blogspot.com | Gociante Patissa | Katombela, 14 Dezembro 2015
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas