segunda-feira, 3 de julho de 2017

EU NUNCA FAÇO PLAYBACK | Um dedo de prosa com Tomás Gomes, talento promissor do município da Catumbela

Prepara trabalho de defesa da sua licenciatura no curso de ciências da computação. É determinado e bom a comunicar. Ultimamente procura dar-se a conhecer ao público através dos seus dotes de compositor, vocalista e executante. É de Tomás Gomes que falamos, um jovem bastante versátil, residente na sede do município da Catumbela. A reportagem do Blog Angola, Debates & Ideias (Angodebates) www.angodebates.blogspot.com teve o privilégio de o ver cantar ao vivo num dos programas de fim-de-semana na Rádio Morena Comercial, na cidade de Benguela, e aproveitou o ensejo para travar uma agradável conversa.

Blog Angola, Debates & Ideias (Angodebates): É a primeira vez quem vem ao programa?

Tomás Gomes (TG): É, é primeira vez sim.

Angodebates: O que o motivou a vir cá participar?

TG: Exactamente a vontade de apresentar o material que nós fazemos, as músicas, cantar.

Angodebates: O que é que normalmente o Tomás Canta?

TG: Eu canto quase tudo. Praticamente tudo. Eu sou um artista que não gosta de ficar limitado. Faço pop, rock, jazz, blues, kizomba, semba. Na verdade, para mim, a uniformidade consiste mais no conteúdo cantado do que no estilo musical.

Angodebates: Há quanto tempo é que se dedica à arte de cantar?

TG: Já há nove anos, desde 2008.

Angodebates: E que palcos tem explorado por Benguela ou por outros pontos do país?

TG: Na verdade, eu não tenho sido até agora uma figura divulgada. Isto é uma coisa que estou a procurar fazer agora e essa é altura em que realmente eu estou à procura de sair a público, passar em grandes palcos. Então, no meu histórico existem algumas actividades, alguns palcos, mas não são os tão desejados até agora.
Angodebates: Dedica-se a tempo integral à música ou tem outra ocupação?

TG: Não, a tempo integral não, mas tenho esta perspectiva. Eu sou estudante, técnico superior formado em ciências da computação e presto serviços em projectos do género para certas instituições.

Angodebates: O que é que almeja conquistar com a música?

TG: A ideia é chegar longe. Eu acho que a música é muito forte, é um instrumento forte que permite expressar os nossos ideais ou as nossas ideias, não é? Eu pretendo cantar até sentir que me consegui expressar no todo.

Angodebates: É pelo acústico ou pelo electrónico? Ou seja, canta ao vivo ou em playback?

TG: Não, eu nunca faço playback. Canto sempre ao vivo. Com banda ou sozinho, com uma guitarra, e às vezes acompanhado com um instrumental. Mas a minha voz é sempre natural, sempre acústica.

Angodebates: Muita gente começa no espaço da igreja, outra no seio familiar. No seu caso, qual foi o alfobre? Onde começou?

TG: É igual. Eu cantei, tive uma carreira muito marcante na igreja como cantor, como compositor, artista de banda, instrutor. Realmente foi ali onde eu aprendi a trabalhar essa tal memória musical que tenho hoje.

Angodebates: Que avaliação faz ou qual é o seu parecer relativamente à tendência daquilo que se toca na rádio? Representa-nos como povo ou acha que há uma espécie de favoritismo para uns estilos e nomes do que para outros?

TG: Não. Eu acho que, pelo contrário, as rádios têem feito um esforço grande, não só quando tocam as músicas, mas também quando lançam apelos constantes à preservação daquilo que é nosso. Eu consigo sentir que existe característica nossa naquilo que se apresenta. E pronto, temos que entender também que o mercado musical é vasto, é universal, inclusive. É sempre necessário tocar alguma coisa de fora, mas ainda posso dizer que nós temos a nossa cultura bem preservada.

Angodebates: Obrigado.
Reportagem: Gociante Patissa | Benguela, 02 Julho 2017
Share:

1 Deixe o seu comentário:

Unknown disse...

Continue a trabalhar que chegarás onde tanto almejas... 😉

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas