segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Crónicas da via: O QUE É UM INSULTO?

(Um senhor, cinquenta e muitos anos, de elegantes casaco e aspecto, sotaque a oscilar entre o Norte e o Sudoeste, emblema institucional na lapela, chama por via de gesto por um desconhecido que lia o jornal Nova Gazeta em pé, à entrada do Terminal de Partidas num aeroporto angolano, a quem entrega um luxuoso telefone, digital e do tamanho de um envelope A5:)
"Pode-me tirar uma foto com os meus filhos?"
"Sim. Um momento, deixa-me só poisar o jornal."
"Mas não vou te pagar."
"Isso que acabou de dizer é um insulto, mas vou tirar mesmo assim."
"O senhor disse o quê?"
"Eu disse que me pedir para lhes tirar uma foto e dizer que não me vai pagar era um insulto. Há pessoas que não são compráveis. E o que disse, para mim, é um insulto."
"Mas há cidades onde a gente tem que pagar por tudo."
"Pois, mas há que reparar a reacção da pessoa a quem pede favor."
"O que é um insulto? Defina-me insulto."
"Agora está a sofismar. Não sou eu que lhe vou ensinar o que é um insulto."
"O senhor não gosta de debater?"
"Gosto, quando não é sobre algo óbvio."
"Enquanto não me definir insulto, não lhe vou pedir desculpas."
"Não faz mal. Se lhe faz feliz não pedir desculpas, então não peça. Mas mantenho que o que disse é um insulto."
(A filha, senhora que beira os quarenta anos, intercede:)
"Pronto, nós pedimos desculpas. É que há lugares onde temos que dizer já que não vamos pagar isso ou aquilo. Bem, em Benguela, já vimos que não é assim."
"Mas eu continuo a achar que não houve insulto."
"Para mim, as suas palavras representam um insulto. Fica assim. Agora tenho que ir ao escritório".

Gociante Patissa, 10 Fev 2014
Share:

2 Deixe o seu comentário:

Unknown disse...

Que cena! é o choque de culturas!

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Ou apenas um erro de se julgar pela aparência.

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas