quinta-feira, 21 de junho de 2018

Diário | O Salú disse Fala Comigo. Ou será que estou a inventar?

“Aló! Está? É da TV Jiii-mbo?”
“Sim, é da TV Zi-mbo. Em que podemos ajudar?”
“Bom dia. Sou o cidadão Domingos. Quero falar com o senhor Salú. Não sei se posso…”
“Às suas ordens! O telespectador é a nossa razão de ser… Exponha, por favor. Já agora, se me puder desculpar, escapou-me. O senhor como se chama?”
“Com a boca ou com gestos mesmo, assobios é que nem sempre. Espera aí. Mas assim você que me atendeu neste momento já é mesmo o senhor Salú?”
“Por acaso, não. Somos colegas. Sou o Constantino Pereira… Pode falar…”
“Não vai dar. O Salú disse Fala Comigo. Ou será que estou a inventar?”  
“É o nome do programa para ser chamativo. Não tenha receios, garanto que o senhor está bem encaminhado. Sou da produção do programa, praticamente é assim que funciona…”
“Mas no meu fraco entender – não sei no vosso, né? –, quando se diz Fala Comigo, significa diálogo pessoal; não entram terceiros. Eu contigo, tu comigo. Ou não é assim?”
“Caro cidadão, isto é televisão. A produção cozinha tudo e ele, o pivot, marca golo…”
“MAS O SALÚ DISSE FALA COMIGO, CAMARADA!!! COM ELE! Não disse fala com a produção! LHE PASSA SÓ O TELEFONE, NÃO VAMOS PERDER TEMPO.”
“Sendo assim, senhor, lamento informar, mas o Salú ainda não chegou…”
“O quêêê?! Oh, o senhor Salú afinal também tem a má conduta de atrasar no trabalho?”
“Não, não se trata de atraso. Ele é colaborador liberal, só vem aqui no horário dele…”
“Quer dizer, por fora é uma coisa, por dentro é outra? Então fica o recado: ele quando chegar, lhe digam que ligou um senhor com um problema caterpillar de vida ou morte.”
“Problema caterpillar de vida ou morte? Fica como?”
“Me falaram lá um dermatologista cubano. Tipo tem a ver com o cabelo ou o quê…”
“Ah, problema capilar. OK. Se bem percebi, você tem problema com o seu cabelo, certo?”
“Eu não tenho problemas com ninguém. Ele é que tem…”
“Hum… Neste caso o senhor tem problemas capilares. E são de vida ou morte porquê?…
“Estás a ver?! Por isso é que eu já não queria falar no começo… Acho que o Salú, como é curtinho, entende mais corta-mato. Mas vou ver se resumo: meu camarada, o estado tem que me arranjar uma casa urgente para eu morar longe da família… enquanto é cedo.”
“Mas porquê o receio?”
“Como porquê?! Você não está a ver que estou a ficar calvo?”
“Como estamos ao telefone, né?… Avancemos. Calvície é normal, é coisa da genética…”
“Aié?! Genética, né? Porque é com o outro! Olha, também eu com a preocupação alheia durmo bem. Ah porque é normal, problema genético. É tudo que tinhas para falar?!”
“Bem…”
“Assim mesmo achas que falaste bem, caro jornalista ou produção?! Meu irmão, no fim do dia, chegas à casa a dizer que cumpriste bem o teu trabalho? Tanta gente nos lugares errados neste país, pá! É assim que vocês matam os cidadãos por causa do deixa-andar…”
“Mas eu disse alguma coisa que seja passível de lesar o senhor?”
“Você não sabe que na comuna, um careca vira logo feiticeiro? E se os sobrinhos adoecerem, não acusarão o tio é que nos bruxou? E são bwé. Vou lutar como com todos?”
“Não me leve a mal, caro telespectador, mas onde é que o governo entra? Qual é a quota-parte de responsabilidade das autoridades para terem de arranjar casa para si?”
“Porque isso é injusto! Então os verdadeiros feiticeiros, aqueles que roubam o que é do povo, por exemplo aquele casal que desviou os milhões de dólares da malária, estão aí, cabelos crespos e fartos. Logo eu é que tinha de ficar calvo ou careca? Isso se faz?!”

www.angodebates.blogspot.com | Gociante Patissa | Benguela, 21.06.2018
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas