quinta-feira, 14 de junho de 2018

Crónica | Euforias de ciclo novo?

“A história repete-se, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa” 
(Karl Marx (1818-1883), filósofo e revolucionário socialista alemão.

A agenda política desta semana está a ser animada pela entrevista que o empresário Bartolomeu Dias (BD) concedeu ao jornal Valor Económico, na qual dirige duras críticas ao presidente João Lourenço (JLo), empossado há oito meses. Em causa, o pronunciamento em termos bruscos do PR ao anunciar em entrevista à Euronews que o consórcio Air-Connection, que apelidou de fictício, não irá avançar.

O controverso consórcio, alvo de críticas nas redes sociais e na imprensa independente, entre ela o Correio Angolense e o portal Maka Angola, seria constituído pela companhia de Bandeira, Taag, pela  Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea de Angola (Enana) e por operadoras privadas angolanas, algumas delas com a licença cassada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic) em virtude de não terem conseguido superar as não-conformidades detectadas em auditorias. As acções estavam distribuídas assim:  Taag 30%, Enana 10%, Bestfly 8.57%, Air Jet 8.57%, Air 26 8.57%, Air Guicango 8.57%, Diexim 8.57%, Sjl 8.57% e Mavewa 8.57%.

Com o chamativo título “Governar um país não é como gerir a nossa casa”, BD vê-se aplaudido por ser o primeiro empresário “sem papas na língua” a opor-se às medidas de corte que marcam a estratégia inicial de JLo. Reprova os modos com que o veto foi a anunciado e lamenta o recuo naquilo que seria a criação de mais postos de emprego, precisamente num capítulo em que o país não anda nada bem.

Para os mais atentos, não é de todo a primeira vez que o empresário se posiciona na imprensa em termos algo musculosos, sempre legítimos, para refutar uma posição oficial. Diremos que é uma característica saudável de estar na mídia. Aquando do veto da sua Diexim Express de operar nos céus angolanos por conta das não-conformidades, BD chegou a ameaçar levar o Inavic às barras do tribunal, o que não se sabe se emperrou na lentidão processual ou conheceu recuo. Mas é desta vez, ainda voltando à entrevista ao jornal Valor Económico, que o empresário atingiria o fundo da baixaria, ao empobrecer o seu argumento de razão usando uma narrativa digna de ambientes de bar:

“Não estou a ver o ministro Augusto Tomás, um indivíduo experimentado nas lides de governação, a cometer este erro. O surgimento desta companhia já existe desde o anterior Governo, foi aprovado em Conselho de Ministros e a TAAG não seria sócia maioritária, teria um volume de acções inferior ao conjunto dos privados. Agora, além da especulação, há aquele negativismo do negro porque nós, raça negra, enfatizamos tudo o que é negativo, não somos indivíduos positivistas para desenvolver o nosso continente e país. Queremos sempre destacar o erro dos outros por mais pequenos que sejam, esquecendo os aspectos positivos”, disse BD.

Para bem da nossa democracia (vertentes de participação e liberdade de expressão), seria realmente bom manter-se esta tendência (esperemos que vire cultura) de a classe empresarial tomar posições contra medidas do executivo. Mas muito melhor ainda para a utopia da moralização de uma sociedade com um passivo considerável de promiscuidade, será se houver a mesma coragem de contestar mesmo em dossiês em que não se tenham interesses ou dividendos.

Como alertou Marx, “a história repete-se, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”. E a história parece repetir-se. Consta que quando o presidente José Eduardo dos Santos assumiu o poder, viveu-se uma euforia de críticas e "afrontas" por parte de entidades e sectores bem posicionados do aparelho e lobby do presidente Neto (falecido prematuramente), herdeiros em termos políticos de algum capital de poder e legitimidade para impôr pressão, aquela de quem acredita ter uma visão mais assertiva do que a do presidente da república, talvez mesmo mais autoridade do que este. Consta também que aos poucos muitos destes "corajosos" foram ficando fora de foco, criando-se com isso depois uma elite de descontentes e excluídos. Um dos grandes desafios do presidente Lourenço será seguramente o de resistir à tentação humana de repetir o que já sabemos. Ainda era só isso. Obrigado.

www.angodebates.blogspot.com | Gociante Patissa | Benguela, 14 Junho 2018
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas