«O Zé Viola é um negro que ensinava até português aos brancos. Ele veio ainda criança do Balombo, cresceu com os padrinhos na Catumbela. Não lhe deixavam sair de casa para se misturar, só para a paderia (sic), para a escola e a igreja. Apareceu um jornalista naquele tempo, quando o homem tinha já nome na banda musical dele, a lhe perguntar: Qual é o teu prato preferido? O Zé encheu o peito, e lhe respondeu: puré de batata com ovos escalfados!!! O mwadiê ficou atrapalhado, esperava que o Zé falasse assim tipo pirão com peixe, essas coisas do povo, estás a ver?...»
(Contexto: era colonial. Imagem: autor desconhecido)
2 Deixe o seu comentário:
Na era colonial, o Zé Viola era locutor das emissões em umbundu do Rádio Clube do Huambo. Eram umas emissões extremamente populares, que a Cuca patrocinava e que iam para o ar entre as 15 e as 18 horas, se bem me lembro.
Julgo que, em umbundu, naquele tempo, só transmitiam os Rádios Clubes do Huambo e do Bié, este durante uma hora. Os do Lobito e de Benguela nem senquer música angolana transmitiam (à exceção do Duo Ouro Negro), quanto mais programas em umbundu!
Muito grato, caro Fernando, outra vez, pelo subsídio. Um abraço
Enviar um comentário