Voz da América: O ensino das línguas locais
em algumas escolas do ensino primário do primeiro e segundo ciclos, é uma
realidade na província da Huíla. Para a consolidação do ensino das línguas locais, 120
professores irão a partir desta segunda-feira até 1 de Fevereiro próximo
beneficiar de formação nas línguas Nyaneka-Humbi, Umbundu e Ngangela.
Rui Sabino, professor de Ngangela, saudou
a iniciativa: “Essa iniciativa é bem-vinda, durante muito tempo não estávamos a
valorizar as línguas nativas”.
Para Manuel Changoka, professor de uma das variantes
da língua Nyaneka-Humbi, o modelo vai trazer vantagens no processo de ensino e
aprendizagem sobretudo para as crianças:
“Uma vez eu estava na minha escola a dar aulas na pré
em português e veio lá um professor de língua portuguesa fazer levantamento, eu
estava a fazer um desenho de um fogareiro, então o professor pergunta: isso é
quê? As crianças responderam: omantya. Ele então virou-se para mim e disse
omantya é quê? É fogareiro. Porque que não ensinas as crianças na sua língua?
Não há autorização! Agora que há autorização estou a gostar muito?"
E o governo garante ter condições para capacitação dos
docentes nas três línguas locais. O coordenador de inserção das línguas
nacionais da Direcção Provincial da Educação na Huíla, Ezequiel Kambindangolo,
fez saber que o processo na Huíla está em consolidação, o objectivo é
generalizar o ensino: “ Temos Umbundo na escola de formação de professores ex-IMNE,
temos também lá Nyaneka, temos no Magistério Primário, mas com um número muito
reduzido de Umbundo e Ngangela, e assim de uma forma geral estamos na fase da
consolidação, o nosso objectivo é alargarmos criarmos condições para um dia
irmos para a generalização”.
Nyaneka-Humbi e suas variantes, Umbundu e Ngangela,
nesta ordem, são as línguas locais mais faladas no espaço que compreende a
província da Huíla. A introdução das línguas nacionais surge no quadro da Lei
13, de 31 de Dezembro de 2001, do sistema de educação angolano que dá lugar à
reforma educativa e consequente inserção das línguas do país no sistema de
ensino.
0 Deixe o seu comentário:
Enviar um comentário