quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Opinião: "Deixem o Celso em paz" – Raul Danda

Texto e foto: Club-k - Estava aqui a pensar na acção que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) estará a mover contra o nosso amigo Celso Malavoloneke, e resolvi emitir aqui a minha opinião. Eu revejo-me nas preocupações/perguntas que o Celso levanta por julgar que têm toda a legitimidade e toda a razão de ser. Peço desde já perdão a todos os irmãos (em Cristo e de Pátria) ligados à IURD, mas eu próprio tenho pensado seriamente se escrevo alguma coisa sobre essa igreja. 

Desde logo, se concordamos que quem faz milagres é Deus e não os homens, em definitivo, porque razão a IURD cobra esses "milagres" que ali ocorrem? Vou "postar" aqui um pequeno episódio. 


Um camarada meu, cujo nome não vou obviamente aqui revelar, fervoroso "militante" da IURD, solteiro, apaixonou-se por uma "irmã" da mesma Igreja. A relação foi comunicada às instâncias "dirigentes" da IURD que, mesmo sabendo que a menina era seropositiva, nada disse ao meu camarada. 


A fraqueza da carne fez com que começasse a haver envolvimento sexual entre os dois, resultando daí o contágio do meu camarada. Ele soube-o apenas quando a "companheira" teve uma crise aguda, foi parar ao hospital, onde foi diagnosticada uma tuberculose. A rapariga viria a falecer algum tempo depois e o meu pobre camarada ficou a saber que a tuberculose tinha sido apenas um "truque" do maldito vírus. 

Como era de esperar, ficamos tristes. Mas a nossa tristeza foi ainda maior quando o nosso amigo nos disse que a "direcção" da sua igreja admitiu ter conhecimento do facto, adiantando que não lhe tinham dito nada porque esperavam que eles (o meu amigo e a namorada) não tivessem envolvimento sexual antes do casamento (meu Deus!). 

E mesmo depois dessa barbaridade (porque não pode ter outro nome), a IURD pediu ao meu camarada 3.500 USD para pôr na "fogueira santa" a fim de obter o "milagre da cura". Infelizmente, o meu/nosso companheiro acreditou piamente nisso. 

Tanto que bateu as nossas portas para obter esse dinheiro e o entregou à "fogueira". Ele está a morrer e o seu dinheiro conheceu outros destinos. Isso é mesmo honesto? É mesmo em nome do Cristo de todos nós que essas coisas se fazem?... Bem! Se calhar o processo a seguir seja contra mim mas, por essa via, haverá muitos a constituir.
Por isso.... Deixem o Celso em paz!
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas