Napoleão Bonaparte viveu entre 1769 e 1821. Foi imperador francês, com o título de Napoleão I. Líder político, ditador e comandante do Exercito Francês. Ele classificava seus soldados em quatro tipos:
1. Os inteligentes com iniciativa;
2. Os inteligentes sem iniciativa;
3. Os ignorantes sem iniciativa e
4. Os ignorantes com iniciativa.
- Aos inteligentes com iniciativa, Napoleão dava as funções de comandantes gerais ... estrategas.
- Os inteligentes sem iniciativa, Napoleão deixava-os como oficiais para receberem ordens superiores ... para cumpri-las com diligência.
- Os ignorantes sem iniciativa, Napoleão os colocava na frente da batalha - carne para canhão, como dizemos.
- Os ignorantes com iniciativa, Napoleão NÃO queria em seus exércitos.
E sabem porque? (Antes da resposta, busquemos o sinónimo comum de IGNORANTE: alguém inculto, analfabeto, incompetente, iletrado, desinformado, inexperiente, desconhecedor, leigo, grosseiro, estúpido, incivil, burro, bruto, deseducado, impolido, indelicado, imbecil, boçal, idiota, mal-educado, néscio, obtuso, palerma, parvo, pateta, presunçoso, pretensioso, rude, selvagem, tolo). Daí que…
- Um ignorante com iniciativa é capaz de fazer besteiras enormes e depois dissimuladamente, tentar ocultá-las.
- Um ignorante com iniciativa faz o que não deve, fala o que não deve, até envolve-se com quem não deve e depois diz que não sabia.
- Um ignorante com iniciativa faz perder boas ideias, bons projectos, bons clientes, bons fornecedores, bons homens públicos.
- Um ignorante com iniciativa produz sem qualidade, porque resolve alterar processos definidos e consagrados.
- Um ignorante com iniciativa é, portanto, um grande risco para o desenvolvimento e o progresso de qualquer empresa e governo.
Não precisamos deles, nem Napoleão os queria. Você identifica em sua vida, em sua empresa e no governo os quatro tipos de soldados de Napoleão? E o que faz com cada tipo? Você sabe livrar-se dos ignorantes com iniciativa?
(*) Adptação de texto espalhado em vários websites e sem identificação de autor. Título do blog Angodebates www.angodebates.blogspot.com
0 Deixe o seu comentário:
Enviar um comentário