terça-feira, 22 de maio de 2018

Diário | Mas ele é doutor de formação?

"Marido, afinal é o quê? Voltaste do serviço todo cabisbaixo, tipo deprimido..."
"É o chefe, querida... O chefe não pode fazer isso comigo!"
"O que foi?"
"O chefe agora estragou..."
"Está a beber muito?"
"Não."
"Está arrogante? Ameaçou despromoção?"
"Não, amor. É ainda pior..."
"Pior como?"
"Acho que quer me tirar o pão dos meus filhos..."
"Como assim?"
"Ontem já me orientou a parar de lhe tratar por Excelentíssimo Líder doutor que Deus nos deu..."
"Parece comprido o título, né?"
"Mas sempre foi assim. Mediante a cor do fato que ele enverga, eu tenho uma forma de mostrar honra ao chefe que Deus nos deu..."
"E então?"
"Ontem já me orientou a parar de lhe tratar por Excelentíssimo líder doutor... Ele disse que não fazia sentido lhe tratar por Excelentíssimo líder, uma vez que a empresa este ano esteve muito abaixo das metas. Se a produção é baixa, diz ele, o líder não pode ser excelente. O que é que isso tem a ver, amor?!"
"Hum... Então o problema é só mesmo este?"
"Hoje mais, assim que cheguei ao serviço, como sempre, bati à porta, ele falou entra. Aí entrei, passei um paninho para tirar a poeira da mesa dele, limpei a teia de aranha que escapou ao pessoal de limpeza, avisei que tinha um pouco de pó no sapato e que o atacador estava quase a desactar. Saudei 'Bom dia Doutor! E ele me travou, ah, não, pára com isso de doutor!', já viste?!"
"Mas ele é doutor de formação?"
"Ainda não."
"Então é mestre?"
"Ainda não."
"Licenciado?"
"Ainda não..."
"Então, se o outro só tem o médio feito, por que raio é que lhe tratas por doutor?!"
"É minha cultura. Eu sou mesmo assim, sempre fiz isso nestes 15 anos... Sendo ele meu chefe, para mim já é doutor. Se não elogiar o meu chefe por cada dia que nasce, não vou-me sentir incompleto?"
www.angodebates.blogspot.com | Gociante Patissa | Catumbela, 22.05.2018
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas