É
frequente ouvir-se a referência ao “tempo de caprandanda” (grafia errada, pois
não temos “R” em Umbundu e o “C” tem pronúncia diferente de “K”). Quando foi e
o que houve?
A
minha adolescência foi marcada por um quadro complexo no Lobito, onde a
residência se confundia com dependências das administrações comunais da
Equimina e Kalahanga, uma alguns anos depois da outra. Como as deslocações de
pessoas e bens eram mediante as guias de marcha, “trabalhei” também como
dactilógrafo do meu pai, na sua condição de Comissário Comunal, mas sobretudo
como pombo-correio da correspondência familiar entre Lobito, Catumbela e
Benguela, na maioria destes casos até… a pé.
A
exposição à propaganda despertou cedo o meu interesse de observador da
política. Evidentemente, havia familiares que (às escondidas) não alinhavam com
o Mpla. Estamos a falar entre 1988 e 1991. Calhava encontrar este ou aquele a
ouvir a Vorgan, rádio da Unita, com o volume baixinho. Foi assim que certo dia retive
um trecho dolente do cancioneiro Umbundu num gingle: “Kapalandanda walila / walilila ofeka yaye/ kapalandanda walila/
walilila ofeka yaye” (Kapalandanda chorou / chorou pela sua Terra/
Kapalandanda chorou / oh/ chorou pela sua Terra). Mas quem foi e chorou porquê?
GP
NOTA
DO BLOGUE OMBEMBWA: Segue-se, com pequena adaptação, o contributo de Carlos
Duarte, in «Jornal o Chá», da Chá de Caxinde, Nº 10 - 2ª série, Abril/Maio 2014:
“Kapalandanda era sobrinho do Soba Kulembe, da Catumbela. Ia ser
Soba. Agiu de 1874-1886. Adolescente, ganhou fama por
ter morto sozinho um leopardo que andava a comer as cabras (…) Ainda jovem, inconformado
com a passagem e estadia de caravanas de (…) comércio, levando panos e sal para
o Huambo – Bailundos – e trazendo borracha, cera, mel e marfim – sem pagamento,
pediu uma audiência ao Soba, seu tio, e aos sekulus, onde tentou convencê-los a
que fosse cobrada uma taxa – «Onepa» - a essas caravanas. O Soba, acomodado e
com medo da reação dos colonos, não concordou. Kapalandanda então reuniu um grupo de
guerreiros e foi para o mato, armar emboscadas e assaltar as caravanas, cujo
produto, confiscado, era em parte distribuído pelos kimbos do sobado.
Quando os colonizadores
tomaram conhecimento, foram falar com o Soba para que tomasse providências e
acabasse com essa resistência. O Soba reuniu os melhores guerreiros e
ordenou-lhes que fossem pegar Kapalandanda. Mas o resultado foi o
contrário do previsto. O grupo de Kapalandanda dominou e derrotou fácil os
guerreiros de Kulembe. Os colonizadores resolveram então fornecer armas de fogo
o Kulembe, acreditando que, com essa vantagem, acabariam com o grupo
guerrilheiro.
Mas Kapalandanda, agindo como um Robin Hood angolano, tinha já
granjeado a simpatia de grande parte dos kimbos do sobado; então, emissários
dos kimbos saíam para avisá-lo da movimentação das forças de Kulembe, o que lhe
deu condições de espera-las para o confronto, em local que lhe era propício,
anulando assim a vantagem das armas de fogo.
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Tenho andado curiosa sobre este nome, que faz parte da minha infância, por causa da cantiga que a minha Avó me ensinou. Aqui há dias, escrevi o nome no quadro da cozinha para não me esquecer da fazer uma pesquisa sobre o personagem que inspirou a música. Mas fi-lo sem esperança de encontrar qualquer referência, pois podia tratar-se de ficção. Fiquei agora muito feliz de saber quem era o Kapalandanda e, também, de ter aprendido o real significado doutra: Onepa. Parabéns pelo bom trabalho de pesquisa e divulgação dos nossos valores. Vou continuar a seguir-vos.
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