Menongue (Angop) – O livro “A Pérola Etno-antropológica dos Ngangelas”, de autoria de Bernardo Kativa, foi lançado, nesta quinta-feira, na Direcção Provincial da Cultura, em Menongue, província do Kuando Kubango.
Com nove capítulos, a obra fala da localização geográfica dos Ngangelas na era das fontes históricas, do estudo etnográfico dos Ngangelas, da vida sócio-cultural do povo Ngangela, do casamento inter-cultural e o perfil dos Ngangelas.
Fala ainda da psicologia dimensional do povo Ngangela, do enigma da morte, da sabedoria do povo e do tríptico folclórico inter-cultural.
Segundo o autor do livro, o objectivo fundamental da publicação foi exactamente a recuperação dos valores sócio-culturais do povo Ngangela, em particular, e do povo angolano em geral.
De acordo com Bernardo Kativa, que falava à Angop, o material foi preparado durante sete anos, tendo sido patrocinada pelo Governo da Província do Kuando Kubango, pelo Ministério da Cultura e por pessoas singulares.
Disse terem sido editados trezentos e dez exemplares, contra mil inicialmente preconizados, ao que prometeu a reimpressão dos restantes, desde que consiga apoios para o efeito.
Constou do programa da cerimónia de lançamento a intervenção do director da Cultura no Kuando Kubango, Luís Paulo Vissunju, o discurso do governador da província do Kuando Kubango, Eusébio de Brito Teixeira, a que se seguiu a sessão de venda de livros.
Ao intervir, o governador agradeceu ao autor pela obra e encorajo-o a prosseguir na mesma carreira, tendo desafiado os demais jovens da província a seguirem o mesmo exemplo, em diversos campos do saber.
Além do governante, estiveram presentes na cerimónia o vice-governador para a área técnica, Simão Baptista, o comandante da Polícia Nacional, Tomé Laureano Neto, membros do governo da província, representantes dos partidos políticos, entidades religiosas e autoridades tradicionais.
0 Deixe o seu comentário:
Enviar um comentário