PONTOS DE VENDA

PONTOS DE VENDA
PONTOS DE VENDA: União dos Escritores Angolanos; Rede de Supermercados KERO; Tabacaria GRILO (edifício do Mercado de Benguela); Livraria SUCAM, Benguela; Livrarias LELLO, MENSAGEM e na SALA DE EMBARQUE do AEROPORTO INTERNACIONAL 4 DE FEVEREIRO, Luanda

domingo, 27 de outubro de 2013

Crónica: RIQUEZA AOS TOSTÕES, por Osvaldo Gomes

NOTA: Entre os jovens aspirantes a escritor e com indicadores bem encorajadores no género prosa (há muito trabalho ainda pela frente, claro!), partilho hoje algo do punho do Osvaldo Gomes. Elogio nele duas qualidades, o sentido de observação e o sentido de síntese. Penso que com mais prática, mais leitura e, quiçá, resistindo ao encandeamento dos elogios, ele chega lá. GP
RIQUEZA AOS TOSTÕES


- O próximo!
O cliente entra, ela recebe a factura, concentra os óculos com o indicador esquerdo, confirma os dados no monitor.
- Quinhentos kwanzas senhor.
- Desculpa!?
-O senhor tem conta de quinhentos kwanzas.
- Não. A conta é quatrocentos e treze, minha filha.
- É pra facilitar o troco.
- E então eu já não trouxe mesmo os tais quatrocentos e treze?! - A clientela nos bancos de espera, ou melhor a bicha, pôs-se aos risos e aos murmúrios.
Uma mudez de expressão invadiu a jovem pelo insucesso da flagrada artimanha que, pelos vistos e a passos da bolsa de Tóquio, rendia-lhe um segundo salário.
- Ó filha – falava o cliente, velho – esta é a terceira vez que venho acabar o pagamento desta factura. Tudo pode esquecer, mas a dívida… a dívida dorme, acorda e anda connosco.
por Osvaldo Gomes 

Sem comentários: