segunda-feira, 11 de março de 2019

Crónica | Uma oração a “o ocaso dos pirilampos”*


Banny de Castro, Benguela, 10.03.2019

Hoje por hoje, quando um bom leitor se depara com livro de autor desconhecido, é regra que reaja de forma cética e desdenhosa. Olha para a capa, para a contracapa, para as badanas; mesmo que esta esteja escrita da forma mais inteligente possível, ainda reage à biografia do autor com o estoicismo de um médico calejado ante a impaciência de seu jovem paciente. Tratando-se de obras prefaciadas, também reagirá a esses dados com indiferença. Já tem noção de como fazem os prefaciadores: muitas vezes são leitores superficiais e entusiasmados que não têm a sorte de captar o âmago da matéria que introduzem.

Então o leitor avança e, se for realmente uma obra de fôlego, ele começará a resfolegar logo nas primeiras palavras que lhe darão entrada ao enredo. Porque para reconhecer um bom artista basta uma simples palavra sua, um som, um piscar de olhos. Depois segue-se, da parte do cético leitor, aquela estranha sensação de autoengano e também alguma autopunição libertadora; logo após o prazer cresce em cada avanço, em cada página, em cada secção. Muda-se o quadro, agora é ele que se sente caçoado, rebaixado, desdenhado, com o orgulho tolhido. Engole em seco, de arrependimento, mas também e sobretudo pela sorte de estar a degustar uma boa obra literária. Existe melhor terapia do que essa? Muitas vezes o escritor, primeiro subjugado, agora pesca o leitor, acolhe-o no seu manto, deixa-o prostrado na seguinte oração: «eu falo, é o falo!», escreve sorrindo, soltando um peido, «eu vomito cidades, todas as vossas cidades de novos-ricos e novos-pobres», ousa o escritor. E o leitor pensa: micção/Mixinge/isso é felação, há muito que eu andava a desconfiar de que as nossas cidades, e essa vaga de novos-ricos e novos-pobres que só começaram a aparecer primeiro em 1975 e depois em 2002, eram xixi e “dejetos fecais”. Mas o leitor não tem como abrir a boca, fica preso à trama… uma leitura assim é eletrizante. Atua como íman, prende e faz refém. Ele fica imerso na leitura, é absorvido, absolvido e convidado a adotar posições kamasutrianas. Só quando alcança as três ou duas páginas derradeiras, aquelas que desfecham o enredo, é que se lembra de parar, de forma brusca, porque é chato constatar que se vai terminar a leitura de um bom livro; e por isso finge, procurando prolongar, por subterfúgios, o momentum. Numa atitude de desespero, põe o marcador na página derradeira e devaneia: sopesa o livro, sente-lhe o cheiro, o tato também, detém-se por mais tempo e com algum respeito na leitura da biografia e na imagem do autor para lhe perscrutar as feições e abstrair as emanações da sua personalidade… Um bom leitor não aprecia um livro antes de saber do que este retrata.

Sempre tive medo de terminar a leitura de um bom livro; deixa-me uma sensação de desamparo, de traição e de vazio absoluto. Um bom livro é como o coitado do coito, seu fim nunca foi bem-vindo.

* “O Ocaso dos pirilampos” é título de um livro da autoria de Adriano Mixinge, escritor angolano; vencedor do prémio Sagrada Esperança. Esse texto foi inspirado pela leitura daquele livro.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas