Genebra - O embaixador de Angola na Confederação Helvética, Osvaldo Varela, inaugurou sábado, em Lausanne, Cantão de Vaud, uma escola comunitária para o ensino das línguas Kikongo, Kimbundo e Português.
Uma iniciativa da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoista), a criação da escola visa promover as línguas e cultura nacionais no seio da comunidade de emigrantes angolanos residentes na Suíça.
Na ocasião, a embaixada ofereceu material didáctico necessário para a concretização do projecto social que resulta de uma parceria entre a Missão Diplomática e a representação das igrejas Tocoísta na Suíça e evangélica de Lausanne, e que tem também por finalidade preservar a identidade cultural dos angolanos na diáspora. O acto de inauguração da escola composta por duas salas de aulas e bibliografia diversa foi assistido por dezenas de cidadãos interessados em colaborar no projecto.
1 Deixe o seu comentário:
"Acto louvável, mas... e o Umbundo?", indaga uma amiga do facebook, ao que respondo:
Boa questão. Penso que voltamos ao ponto de partida, é questão de política de estado. Entendo que a igreja tocoísta, nascida entre o norte de Angola e a República Democrática do Congo, está tradicionalmente mais virada para o kikongo e, talvez, algum kimbundu. Cabe ao ministério da cultura a multiplicação de iniciativas como esta.
Enviar um comentário