O
objectivo é aproximar profissionais do sector do livro, por um lado, e
fundamentalmente mostrar aos visitantes como funciona o sector da cultura, e do
livro em particular, num programa de intercâmbio que inscreve durante os cinco
intensos dias várias conferências sobre o ramo, tendo como oradores
proeminentes académicos e influentes entidades do mercado editorial. O enfoque
é posto na diplomacia cultural visando repensar o papel do livro como forma de expressão dos povos,
culturas e imaginário. A divulgação ocorre neste segmento e não tanto na
vertente de exposição e vendas. É seguramente um investimento do governo alemão
e parceiros no sentido de promover a imagem do seu país.
Somos um grupo de 22 convidados internacionais constituído por
escritores, gestores culturais, jornalistas, editores e tradutores, vindos da
Ásia, Europa do Leste, da América Latina, e do Norte de África. Os países
africanos presentes são África do Sul, Angola, Côte D’ivoir, Uganda, Nigéria e
Etiópia.
A Feira Internacional do Livro de Frankfurt tem uma natureza que
contraria em certa maneira a noção comum de feira, entendida como um espaço
para venda massiva de produtos, pois ela privilegia os contactos entre
profissionais do ramo mais do que as vendas promocionais. Dito de outra forma,
a Feira do Livro de Frankfurt tem a duração de cinco dias, sendo que os três
primeiros dias são reservados exclusivamente para profissionais do ramo e só
nos dois últimos dias é que o evento abre as portas ao público.
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