PONTOS DE VENDA

PONTOS DE VENDA
PONTOS DE VENDA: União dos Escritores Angolanos; Rede de Supermercados KERO; Tabacaria GRILO (edifício do Mercado de Benguela); Livraria SUCAM, Benguela; Livrarias LELLO, MENSAGEM e na SALA DE EMBARQUE do AEROPORTO INTERNACIONAL 4 DE FEVEREIRO, Luanda

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Excertos| Graça Machel

"Tu não podes sonhar se estás com o estômago vazio."
(...)
"Independência é dirigir e controlar sectores decisivos e estratégicos."
(...)
"Temos de revisitar as prioridades na formação. Hoje, tu perguntas a um jovem, todos querem seguir gestão de empresas. Poucos querem seguir engenharia, agronomia, veterinária. Quem está a construir as nossas obras? Os chineses, os portugueses, os brasileiros. Não estou contra isso, mas... que competências teremos para dizer que aqui e ali estão a nos aldrabar?!"
(...)
"Finalmente, tenho algo a dizer: é preciso reinventar as utopias, reinventar as utopias para os próximos trinta anos; resgatar a generosidade; repensar e conjugar aquilo que é meu interesse pessoal e o projecto nacional; a pátria não é só de heróis, é de todos; reinventar o sentido de pertença. O ensino superior tem de desenvolver para repensar o povo, a narrativa do povo; formar não só para servir o mercado, mas para servir o povo."
(...)
"Temos de formar jovens que saibam ter o sentido de humildade. Os nossos jovens, hoje, saem "muito doutores"; doutores disso, doutores daquilo. Eu também não sou doutora?! É preciso ter jovens formados e que se identificam com a mãe, tirar da cabeça essa coisa de "os pobres".
________
Graça Machel em palestra sobre "A Visão Estratégica para o Ensino Superior", na sua condição de Ministra da Educação no primeiro governo de Moçambique, transmissão da STV Notícias, canal 9 da Dstv, 30.09.14

Sem comentários: