Pergunta-me o amigo Patiisa de "Devemos, nós angolanos, gratidão a Portugal por nos ter colonizado"? A resposta é NIM! A análise e resposta desta questão, que parece simples, deve obedecer a 4 elementos diferenciados a saber: 1- Muitos países, até africanos (Etiópia e Libéria), nunca foram colonizados e estão aí. Houve na história dos povos intercâmbios culturais que permitiram valorizar e desenvolver as ciências e as civilizações. O Egipto, grande berço da civilização e do conhecimento, teve incursões de vários povos, contactos e intercâmbios com outroas civilizações, porém a colonização europeia, de facto, só se deu entre finais do Sec/ XVIII e XIX. 2- No caso concreto de Angola é bom que olhemos também para os estádios de desenvolvimento do litoral, onde foi mais intensa e madrugadora a presença colonial europeia em e o Leste, onde esta tardou em chegar. O litoral é, sem dúvida, mais desenvolvido do ponto de vista infraestrutural,do conhecimento científico "contemporâneo"e cultural. 3- O desenvolvimento do território colonizado deveu-se a enormes sacrifícios dos colonizados (nativos) a quem foram impostos hábitos, língua, um novo "modus vivendi", para além de privações de vária ordem, como: acesso à terra arável, pastos, coutadas, etc., pagamento de impostos, trabalho forçado e não remunerado. guerras e ainda a mercantilização do próprio homem nativo. 4- Angola (actual) é produto da colonização, já que antes da presença portuguesa existiam Reinos e Estados (in)dependentes uns dos outros, dentre eles Kongo, Matamba, Kasanji, Uambo, Vye, Kuanyama, Umbe, ec.
Dito isso, se calhar urja necessário fazer um outro questionamento: * Teríamos ou não persistido e evoluído (no pensamento e na ciência) se não tivesse havido colonização portuguesa?_ Aqui a resposta é SIM.
Penso ser um contributo muito válido o seu, Canhanga.
A relação entre Angola e Portugal merece esse tipo de reflexão, sob pena de andarmos às voltas com questões "intocáveis".
Até agora, parece-me q não foi Angola a maior beneficiada com a colonização, tendo em conta a condição de inferior a que o dono da terra foi submetido, com todos os excessos inimagináveis de subjugação.
Agora, que a cooperação bilateral é essencial, disso, não haja dúvidas.
África, A resposta à tua pergunta é taxativamente NÃO! Estaríamos acima ou abaixo. Quem colonizou a Inglaterra e o Japão (não confundirmos com a ocupação e saque do sec. XIX pelas potências europeias)? E por ventura devemos algo a Portugal por ter colonizado o nosso país? Responde-me também se devem os Portugueses algo aos Mouros?
5 Deixe o seu comentário:
Pergunta-me o amigo Patiisa de "Devemos, nós angolanos, gratidão a Portugal por nos ter colonizado"?
A resposta é NIM!
A análise e resposta desta questão, que parece simples, deve obedecer a 4 elementos diferenciados a saber:
1- Muitos países, até africanos (Etiópia e Libéria), nunca foram colonizados e estão aí. Houve na história dos povos intercâmbios culturais que permitiram valorizar e desenvolver as ciências e as civilizações. O Egipto, grande berço da civilização e do conhecimento, teve incursões de vários povos, contactos e intercâmbios com outroas civilizações, porém a colonização europeia, de facto, só se deu entre finais do Sec/ XVIII e XIX.
2- No caso concreto de Angola é bom que olhemos também para os estádios de desenvolvimento do litoral, onde foi mais intensa e madrugadora a presença colonial europeia em e o Leste, onde esta tardou em chegar. O litoral é, sem dúvida, mais desenvolvido do ponto de vista infraestrutural,do conhecimento científico "contemporâneo"e cultural.
3- O desenvolvimento do território colonizado deveu-se a enormes sacrifícios dos colonizados (nativos) a quem foram impostos hábitos, língua, um novo "modus vivendi", para além de privações de vária ordem, como: acesso à terra arável, pastos, coutadas, etc., pagamento de impostos, trabalho forçado e não remunerado. guerras e ainda a mercantilização do próprio homem nativo.
4- Angola (actual) é produto da colonização, já que antes da presença portuguesa existiam Reinos e Estados (in)dependentes uns dos outros, dentre eles Kongo, Matamba, Kasanji, Uambo, Vye, Kuanyama, Umbe, ec.
Dito isso, se calhar urja necessário fazer um outro questionamento:
* Teríamos ou não persistido e evoluído (no pensamento e na ciência) se não tivesse havido colonização portuguesa?_ Aqui a resposta é SIM.
Penso ser um contributo muito válido o seu, Canhanga.
A relação entre Angola e Portugal merece esse tipo de reflexão, sob pena de andarmos às voltas com questões "intocáveis".
Até agora, parece-me q não foi Angola a maior beneficiada com a colonização, tendo em conta a condição de inferior a que o dono da terra foi submetido, com todos os excessos inimagináveis de subjugação.
Agora, que a cooperação bilateral é essencial, disso, não haja dúvidas.
Agora faço a pergunta de outra forma e se o Mesu Ma Jikuka, não se importa gostaria que me respondesse.
Estaria Angola onde esta, hoje, como pais no mundo se a colonização não tivesse acontecido?
África,
A resposta à tua pergunta é taxativamente NÃO!
Estaríamos acima ou abaixo. Quem colonizou a Inglaterra e o Japão (não confundirmos com a ocupação e saque do sec. XIX pelas potências europeias)?
E por ventura devemos algo a Portugal por ter colonizado o nosso país?
Responde-me também se devem os Portugueses algo aos Mouros?
Enviar um comentário