segunda-feira, 9 de abril de 2018

Crónica | Aprendendo com o “trisal”. Você já ouviu falar?


Quando a política, a cultura e a economia enjoam, resta pesquisar sobre o intrigante campo do sexo. E surpreendeu-me hoje – aqui confessando ignorância sobre tendências cada vez mais liberalizantes de usufruir a vida sexual – um vídeo que vi no youtube. Nele, um casal (de marido e mulher), na casa dos 28 anos de idade, que é proprietário do canal, aparece sentimentalmente destroçado pelo fim do que denominaram "trisal".

Para ajudar a compreender, já usando as palavras do casal, ela tem um marido mais um namorado dentro de casa, ele uma esposa e um namorado. Tão matemático assim. Vida a três. O "trisal" é completado por um jovem que é ao mesmo tempo namorado da esposa e do marido, tudo muito aberto e integrado. A este era dada a liberdade de levar a vida que quisesse fora, sublinhava a mulher, toda ela chorando cântaros, de coração partido.

O casal de youtubers, que já existia muito antes da entrada de um terceiro amor, gaba-se de ser bastante liberal nisso. A relação a três funcionava na lógica de orgia, o que em princípio seria coisa de dizer respeito só e apenas ao trio, até ao momento em que resolveram expor a sua intimidade nas redes sociais, qual diário de um "trisal" de sucesso, com o já conhecido expediente de pedir likes a cada vídeo para manter o canal.

Num episódio anterior, quando o casal vai ao laboratório de testagem de doenças sexualmente transmissíveis (todos os testes deram negativo), a médica pergunta como é que ela faz para se prevenir. A resposta não podia ser mais directa. Com o marido faz sem camisinha, já com o seu namorado faz questão de usar. Perante a perplexidade da médica, ela completa: porque eu tenho um marido e um namorado. Claro que ele, bissexual, disse o mesmo. A teoria do desapego parecia, todavia, fora da agenda.

O perfil do tipo mente aberta e liberal, que serve de fio condutor no vídeo para justificar o modo de vida, acaba por ser desmentido pelo motivo da separação, que consiste na saída em cena do terceiro elemento. Diz a mulher que o namorado é "demissexual", conceito até então desconhecido pelo telespectador sua excelência eu. Uma rápida pesquisa revelou tratar-se de pessoas que só sentem atracção sexual por quem já se nutre algum tipo de ligação emocional e/ou intelectual.

Acredita-se que um “demissexual” não sente vontade de se envolver sexualmente com alguém pela simples vontade de praticar o coito, mas sim em função de um sentimento forte que se nutra por esta pessoa. No caso do "trisal", aos poucos o relacionamento liberal passou a conhecer momentos de tensão e ciúmes, provavelmente porque o coração do namorado não conseguia acompanhar com a necessária modernidade as coisas e repartir com equidade os afectos. Ou seja, ter-se-ia apaixonado mais pela faceta “bi” (marido) e não “hétero” (esposa). Incompatibilizaram-se. O casal abandonado jura por si e pela parte que cabe ao ex-namorado o quanto prevalece um "amor profundo". Ah, o modelo é brasileiro.

Não há dramas. Já se dizia que aprendemos todos os dias. Ainda era só isso. Obrigado.

www.angodebates.blogspot.com | Gociante Patissa | Benguela, 8 Abril 2018
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas