quinta-feira, 26 de abril de 2018

Utilidade pública | Dicas banais a candidatos e aos testes/casting de locução em qualquer rádio

Gociante Patissa, foto do ano de 2004
1. A experiência diz que embora seja um teste para locutores, a cultura geral é sempre um valor acrescido. Pesquise um pouco sobre a Estação que está a recrutar, quando foi fundada, qual a sua missão, o nome oficial da rua em que está localizada. Ouça também noticiários para dominar alguns assuntos correntes da política, desporto, sociedade e economia. Não menos importante, leia um pouco sobre a estrutura da notícia, o que é um "Lead", assim como saber a diferença entre um facto e uma opinião. Ah, a língua portuguesa é ferramenta de trabalho, pelo que ter bases minimamente sólidas pode ajudar. Por exemplo, uma das regras é "não adjectivar". Já agora, você sabe o que é "adjectivar?" Sabe o que é a concordância em número e género? Conhece a diferença entre "mais" e "mas"? Uma das características da profissão é a curiosidade, no sentido de proactividade na pesquisa.

2. Quando lhe derem o texto para ler, peça pelo menos um ou dois minutos antes de iniciar a leitura, de modo a criar vivência com o conteúdo. Para além de evitar tropeços e dizer o que não está escrito, reforça a ideia de que o candidato tem noção da responsabilidade de informar. O texto radiofónico é específico e diferente do de um jornal ou revista. Se tiver um lápis, pode sempre ajustar a pontuação, de modo a lhe ajudar a respirar.

3. Não entre a competir. Isso parece contraditório de dizer, em se tratando de casting para recrutar poucos entre muitos. O problema do espírito/atitude de competição é que pode resvalar para o excesso de vaidade e distrai o candidato ou a candidata do essencial. Deixe o show para os comediantes. Procure estar sereno, concentrado. Acredite no seu potencial e procure dominar o nervosismo. Se notar que afina na voz mais do que os jornalistas/locutores que conduzem o casting, é sinal de que algo vai mal. Ser o mais natural possível pode ajudar imenso.

4. Evite confundir microfone com gelado. A tendência é encostar muito ao micro, o que distorce o som. A regra tradicional é posicionar-se a um palmo de distância. Se já tiver hábitos de leitura e se sentir confiante, de vez em quando levante os olhos para a vidraça a fim de manter o contacto visual com o operador de som, que fica do outro lado do aquário. No dia-a-dia vai ser útil para a empatia necessária no trabalho de equipa.

5. O truque da saudação. Quando o nervosismo é grande, a par do truque de respirar fundo umas cinco ou mais vezes, eu costumo improvisar uma saudação. Trata-se de transgredir, claro, já que tal saudação não está no texto, mas ninguém lhe vai prejudicar por isso. Depois do Bom dia, ou Boa tarde, ou Boa noite, o melhor é pausa de vírgula, não de ponto continuação, para não prejudicar o ritmo. Exemplo: "Boa tarde, há um médico para cada quatro mil doentes em Angola."

6. Chineses não fotocopiam pessoas (ainda). Ou seja, você não é a encarnação da voz ou do estilo do seu ídolo. Não tem de ser, até porque você tem tudo para ir mais além e não ficar estagnado na carreira. É bom termos alguém que nos sirva de modelo de referência, mas não precisamos de gastar energias tentando ser uma cópia a cores desta pessoa. Há imitadores que caem na graça, mas muitos também atingem o ridículo e evidenciam alguma falsidade e falta de originalidade. Se eu posso ouvir o locutor original, por que razão perderei tempo com a imitação? Eis a questão. É certo que os critérios de avaliação são subjectivos e pode haver rádios que encorajem a imitação de locutores, na medida em que parece haver um padrão estabelecido que sobrevive à entrada e saída de locutores na equipa. Mas eu recomendaria você ser apenas você, o que não quer dizer que não tenha de ter atenção a algumas técnicas de dicção e ritmo de articulação.

São conselhos banais de um observador que não é perito em absolutamente nada. Ainda era só isso. Obrigado

www.angodebates.blogspot.com | Gociante Patissa | Benguela, 26 Abril 2018
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas