quinta-feira, 28 de maio de 2015

Crónica | Nós e a sobrevalorização do telefone

Falo poucas vezes ao telefone. Por mim, até falaria ainda menos, mas, enfim, escapar é difícil numa sociedade "dependente" (qual droga) do telefone.

Não é que tenha algo contra a comunicação, não, pois até tenho um activo bicho da comunicabilidade. O que me incomoda é dar-se ao telefone um estatuto passível de fazer tábua rasa a outras práticas e valores.

Por exemplo, o senso comum indica que as 24 horas do dia estão mais ou menos repartidas em três blocos, sendo oito para dormir, oito laborais e oito para desfrutar. Isso faz sentido, de tal modo que ninguém vai bater à porta do outro às altas da noite para saber de questões laborais, salvas as justificadas excepções. Era assim até surgir algo chamado telemóvel.

Já não há espaço temporal privado. E nisso, as operadoras de telefonia móvel "ajudam" com as suas campanhas de chamadas pretensamente grátis da meia-noite às cinco da manhã ou os planos mensais. E quem é que ganha de verdade com isso? O especialista em otorrinolaringologia.

Há ainda aqueles casos de estarmos sempre alegadamente às pressas (o que nem sempre é bem verdade). Aí, a pessoa saúda-te, diz que precisa de falar contigo e que... vai ligar mais tarde. Podia muito bem falar naquele instante mas, para não variar, deixa tudo para tratar ao telefone, mais tarde, altura em que tu poderás estar a conduzir, a ler, a conversar ou reunido. E se não puderes atender é uma zanga a caminho.

Para quem como eu trabalha em aviação, até de madrugada ligará sempre alguém, como se levássemos o balcão de atendimento para casa. Outra coisa que me incomoda é a tendência de anular o sentido da palavra, que de tão nobre vinha sendo ao longo dos séculos um indicador de bom carácter e educação de familiar.

No outro dia, no final de um pequeno curativo, pedi ao enfermeiro que marcasse a hora para a sessão seguinte. E ele de facto marcou, mas "olha, antes me liga para confirmar, o meu número está mesmo no cartaz à porta". Mas, caramba, pensei cá comigo, se isto é uma instituição com a natureza que tem, por que raio teria eu de telefonar para o enfermeiro, quando já chegamos a acordo quanto ao horário? E a palavra, o sentido de compromisso não servem? Ocorreu-me logo uma imagem institucional de desorganização.

O telefone, fixo ou móvel, é um importante meio de comunicação, do mesmo modo que o são a carta em papel, o correio electrónico e qualquer outra forma de interacção. Nem um pouco mais nem um pouco menos. Em pequeno, passei muito tempo a desempenhar o papel de carteiro do meu pai, muito dado a comunicar-se com familiares e inclusivamente com individualidades ligadas ao seu trabalho. Não tivemos telefone em casa e nem por isso faltava ele à comunicação.
 Gociante Patissa, Benguela 28.05.15
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas