domingo, 22 de janeiro de 2012

Opinião: "Não tenho qualquer simpatia pelo kuduro", por Adebayo Vunge

Luanda - Não tenho qualquer simpatia pelo kuduro. Admiro alguns kuduristas, mas confesso que não me revejo muito neste estilo musical. E, infelizmente, ele está a internacionalizar-se tão rapidamente que algumas pessoas, hoje em dia, neste mundo, quando falam de Angola, falam também do kuduro.
Fonte: funjadadesabado.blogspot.com
Kuduro versus internacionalização musical de Angola
Recentemente, durante um passeio a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro (Brasil), e diante de turistas provenientes de várias partes do Brasil e da América Latina, os guias lembraram-se de nos brindar (angolanos) com um kuduro.
Outro dia, em Londres, durante uma sua apresentação, o músico Caetano Veloso - um dos que mais admiro, de morrer, confesso! - cantou e rimou com uma batida dizendo que era kuduro de Angola. Em tempos vi na televisão e na net que houve um concurso de kuduro na Alemanha.
São muitos os indicios de que o kuduro está a afirmar-se muito bem lá fora. Os músicos americanos, quando falam de Angola nas suas entrevistas, falam também do kuduro.
 Alguns kuduros até têm uma batida interessante para certas ocasiões mais eufóricas da nossa vida, nada mais, mas daí que tenhamos este estilo como a nossa bandeira é nivelar baixo de mais, olhando para um panteão tão rico de sonoridades musicais, de ritmos, de um cancioneiro lindo, de um folclore muito apreciável. O mais irritante, entretanto, no kuduro é a sua dança, ou as tendências de moda que a música cria, tornando-lhe fácil, maleável, mas sem conteúdo. É de uma pobreza cultural franciscana.
 Agora, não estou contra quem o faça, antes respeito. Só não acho justo e sensato que Angola se faça representar no mundo apenas por essa "arte menor", como diriam os antigos de Florença. É só olharmos para as nossas referências musicais de hoje: Estados Unidos e Brasil, cuja riqueza está exactamente na diversidade, mas quando se fala em referência, em simbolismo eleva-se a fasquia para o jazz, o samba ou mesmo a bossa nova. Por muito que os jovens adorem o hip pop ou o funk!
 Era bom por isso, que os esteios da nossa música ocupassem este espaço do ou a pretexto deste kuduro. Qão bom era termos Paulo Flores, Bonga, Waldemar Bastos, Dodó Miranda, Carlos Burity, Yuri da Cunha, o Rei Elias, o Wyza e muitos outros desfilarem nos vários palcos deste mundo, de Paris à Nova York ou de Tókio à Dakar. Seria fenomenal!
A nossa afirmação cultural deve passar igualmente pela afirmação de muitos destes nomes, com ou sem o apoio do Estado. A afirmação da nossa nacionalidade no mundo, tal como o fizeram os americanos, deve passar inevitavelmente pela via cultural. E, neste sentido, a música tem um lugar de charneira. A média, no quadrante interno, tem uma responsabilidade muito grande. Mas quando vemos nas televisões as Titicas e putos nos consumirem o espaço de antena, não podemos senão ficar preocupados.
Adebayo Vunge
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas