domingo, 5 de agosto de 2018

NOTA DE IMPRENSA | Escritor angolano Gociante Patissa é convidado da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Brasil, para palestrar na Festa Literária do Pelourinho - “FLIPELÔ-2018”

O escritor Gociante Patissa está de malas feitas para participar na segunda edição da FLIPELÔ, a Festa Literária do Pelourinho, a ter lugar de 08 a 12 de Agosto na cidade de Salvador, estado da Bahia, a convite da Fundação Pedro Calmon, tutelada pela Secretaria de Cultura do Governo da república do Brasil. O evento homenageará os escritores Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro em uma celebração da amizade.

Sob os auspícios da Fundação Pedro Calmon, A FLIPELÔ tem agendada uma mesa-redonda denominada “Conversa com o autor, Com os Pés na África”. Inscreve-se como uma das principais na programação oficial, onde, na condição de escritor-palestrante internacional, Gociante Patissa será recebido pelo público para falar das obras e processos de escrita, conversa esta que contará com um moderador local.

Daniel Gociante Patissa (1978) nasceu na comuna do Monte Belo, município do Bocoio, província de Benguela. É membro da União dos Escritores Angolanos, linguista de formação e defensor da divulgação de língua e cultura nacional Umbundu, pelo qual foi galardoado com o Prémio Provincial de Cultura e Artes 2012 na Categoria de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Tem publicadas no mercado brasileiro as obras “Almas de Porcelana” (poesia reunida, 2016) e “O Homem que Plantava Aves” (contos, 2017), ambas sob chancela da Editora Penalux, com sede em São Paulo.

A selecção de Patissa iniciou por uma sondagem da Fundação Pedro Calmon, parceira do Centro Cultural Casa de Angola na Bahia. Seguiu-se o crivo de um painel que aprovou por unanimidade a candidatura mediante a relevância do seu curriculum artístico. Trata-se, pois, de um precioso somar no processo da afirmação da diplomacia cultural por Angola, sendo esta a sua segunda deslocação à Bahia, por sinal o mais simbólico porto das raízes africanas na história do Brasil, onde há cinco anos integrou a delegação angolana na 6.ª Bienal de Jovens Criadores da CPLP.

Segundo a Organização, o tema da presente edição da FLIPELÔ é  a frase de Jorge Amado “a amizade é o sal da vida”, e é em homenagem ao escritor itaparicano João Ubaldo Ribeiro. Promove, em 13 espaços de cultura, acesso gratuito,  mais de 50 atividades. Nos cinco dias são esperados cerca de 50 mil participantes, apaixonados pelo mundo das palavras. Mais informações, neste link http://www.flipelo.com.br/em-agosto-2a-flipelo-festa-literaria-internacional-do-pelourinho/

Vai em anexo o convite endereçado ao escritor e o currículo que garantiu a selecção.

Cientes de merecer o benefício da vossa divulgação, agradecemos antecipadamente.

Benguela, 05 de Agosto de 2018

Gociante Patissa

O Curriculum artístico que garantiu a elegibilidade

Share:

0 Deixe o seu comentário:

Vídeo | Gociante Patissa, escritor na 2ª FLIPELÔ 2018, Bahia. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas