Home »
» Foto-reportagem 2 | MESA DE DEBATE "COM OS PÉS NA ÁFRICA"
“Conversa com o autor, Com os Pés na África” foi o tema da principal mesa de debate na programação da “FLIPELÔ” (Festa Literária do Pelourinho) para o terceiro dia da jornada, 10 de Agosto. Sob mediação de Zulu Araújo, Director Geral da Fundação Pedro Calmon, participaram o brasileiro Sérgio Túlio Caldas e o angolano Gociante Patissa. Túlio Caldas é jornalista de televisão, já trabalhou em Angola a fazer documentários a assessorar a TPA. A Flipelô, que vai na sua segunda ediçãi, é uma iniciativa da Casa-Museu de Jorge Amado, dirigida por Ângela Fraga e Ticiano Martins. Gociante Patissa e a jovem zimbabueana Rutendo Tavengerwei foram os dois representantes do continente africano na qualidade de escritor internacional palestrante.

A sessão teve duração aproximada de 90 minutos com um cardápio que passeou pelos livros dos "contendores", a questão das identidades e o processo de escrita, assim como pelas suas vivências e memórias de leitura. A realidade actual e os desafios do sector livreiro não ficaram de parte. O auditório esteve lotado do princípio ao fim, com uma plateia de cerca de 300 almas, duas delas angolanas. A sessão foi muito bem acolhida e aplaudida pela comunidade académica, diplomatas, escritores, editores, livreiros, e pela classe artística de modo geral ali presente.
Vale ressaltar, no campo da diplomacia cultural, as presenças da Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, e do Director do Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, Benjamim Sabby.
A captação das imagens contou com o prestimoso apoio e talento de Nana Carvalho. www.angodebates.blogspot.com
0 Deixe o seu comentário:
Enviar um comentário