domingo, 14 de agosto de 2016

Reportagem | O JAZZ EM BENGUELA TEM LOCAL PRÓPRIO

Francisco Rasgado, mentor do Clube de Jazz
A Baía Azul, célebre urbanização turística que adopta o nome do tom vibrante em sua praia de 3 Km de extensão, foi a capital do Jazz na noite de sábado (13/08), por conta do 3.º Grande Concerto de Praia. O cartaz prometia: Dodó Miranda, Pop Show, Adamú (radicano na África do Sul), e o dúo Lázaro e Kátia. O Blog Angodebates não quis perder a festa e enfrentou os 30 Km de estrada entre Benguela e o “local do crime”.

Já em posse do passe de acesso para a imprensa, fruto da parceria com o portal Pérola das Acácias, a equipa de reportagem parte às 19h20, a faltarem dez minutos para a hora de início do evento. O prazer de conduzir numa estrada impecavelmente alcatroada é importunado pela falta de iluminação de um troço de dimensão nacional e com um histórico considerável de acidentes fatais. Toda a prudência é pouca.
Lázaro, trovador
À nossa chegada ao Rasgado’s Jazz Club, dez para as 20h00, confirma-se o já habitual nestas lides, procedia-se ainda ao ensaio do som. Somos muito bem recebidos pelo anfitrião, Francisco Rasgado (o Chico Babalada, se preferirem). O Clube, na encosta plantado, apela ao bom agasalho. O buffet montado aguça a saliva. Os convivas desfilam, entre o formal e o irreverente. A socialização entre os profissionais de informação flui, sem espaço para o espectro que divide estatais e privados. Lindo!

A trova do Duo Lázaro e Kátia espalha-se ao ritmo da brisa fria e húmida do mar. São já 21 horas. Bem-vindos à música com alma. Humbi-humbi é servido em dose dupla. Primeiro, na sua essência melódica de tema do cancioneiro Umbundu, depois na versão transfigurada por Filipe Mukenga, a que é universalmente mais conhecida.

Um homem de traço e personalidade fortes, cinquentão, olhos atrás dos óculos, boné distinto, cigarrinho à mão, vai falar. Rasgado é o dono do emblemático Clube de Jaz, restaurante e esplanada à beira-mar decorados com retratos a pincel, entre celebridades e amigos pessoais. “O Jazz em Benguela está em melhores condições do que nos restantes pontos do país, porque em Benguela o Jazz tem um local próprio”, afiança.

Dodó Miranda, acompanhado pela Banda FM
Quanto à proeza de trazer um músico radicado na África do Sul, ainda que angolano, neste contexto de crise, Rasgado considera traduzir a força da adesão e bom momento que o movimento do Jazz em Benguela vive. A noite agiganta-se de boa música e comida. Dodó Miranda brilha no palco. Se alguma dúvida houvesse do êxito do show, desfazia-se. O anfitrião puxa da voz cheia e rouca para atribuir o êxito à esposa, Zady Borrego, que se desdobra na produção do evento, ora na supervisão, ora na execução.

Adamú veio da África do Sul. Viola ao peito, voz trémula, mensagem em Kimbundu, apresenta-se a um público que não o desconhece de todo, não tanto pelos 15 anos de carreira. É que em parceria com a Rádio Benguela, Adamú é autor de temas interpretados por novos talentos no concurso “Benguela, Gentes e Músicas”, suportado musicalmente pela Banda FM, presente também neste 3.º Concerto de Praia. Passavam das 23h00 quando, vencidos pelo sono, abandonamos o Rasgado’s Jazz Club. O palco era assenhorado por Pop Show Quarteto, fazendo jus ao nome incontornável na história da música popular angolana (através do grupo Afra Sound Star). Parabéns a todos!

Gociante Patissa, Benguela, 14 Agosto 2016
www.angodebates.blogspot.com
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas