segunda-feira, 5 de junho de 2023

UM GIRO PELA FEIRA DO LIVRO | crónica semanal no Jornal de Angola em "Carta de Lisboa"

Investi a tarde de sábado último num passeio de imersão pela Feira do Livro de Lisboa, patente de 25 Maio a 11 de Junho nas cercanias da Praça Marquês de Pombal, à baixa da capital portuguesa, oito meses volvidos sobre a edição 2022, que excepcionalmente teve lugar em Setembro, por conta de uma certa pandemia de muito má memória.

 

NeNesse sábado, terceiro dia da Feira, a programação teve de ser encurtada, uma vez rendida à inutilidade de disputar amores com o apaixonante clubismo à volta do futebol em noite que definiria o campeão nacional, entre Benfiquistas e Portistas, com o troféu a sorrir para os primeiros.

 

A enorme configuração da Feira parece confirmar as estatísticas oficiais, que chegam perto de mil marcas editoriais, uma centena de editores e livreiros, distribuídos por quatro centenas de pavilhões e uma média de preço de capa de vinte Euros, o que daria qualquer coisa como doze mil Kwanzas.

 

O preço é sempre uma variável importante em questões de atractividade e viabilidade de qualquer negócio. No contexto específico de Portugal, com um salário mínimo nacional de 700 Euros e em se tratando de uma moeda forte, desembolsar 20 Euros por exemplar chega a ser razoável, atendendo também aos hábitos de leitura na sociedade. Equivale à metade do passe mensal do serviço de transportes públicos e fica relativamente abaixo do custo médio de uma refeição adequada numa grande variedade de restaurantes por aí. Adiante. 

 

De facto, festas como estas dão um indicador de como o sector livreiro enfrenta lentamente, porém com optimismo, a recuperação no contexto pós-pandemia, que só podia ter ditado, por todas as razões óbvias que se lhe conhecem e mais algumas, dois anos de quebra de vendas.

 

Já no ano passado Pedro Sobral, que lidera a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, organizadora da Feira, citado pela The Portugal News, falava num aumento de oito por cento de vendas acima do nível pré-pandemia até 10 de Abril, em comparação com o mesmo período de 2019, embora em seu entender o mercado viva de baixos índices de leitura e literacia, substancialmente inferiores aos de outros países europeus. A literatura (romance, conto, novela, poesia, dramaturgia e crónica) fica atrás nas preferência dos consumidores, em relação a livros de carácter técnico-científico, estilo de vida, lazer, notícias e de auto-ajuda.

 

O programa da Feira do Livro de Lisboa é de remeter o visitante à experiência de perdidos e achados, tal é a intensidade de atractivos, muitos deles sobrepostos. Lançamentos, oficinas criativas, visitas de dignitários, enfim, uma mão cheia. Melhor dizendo, quase cheia, faltando-lhe mais representatividade das literaturas de outras sensibilidades que povoam o país, aqui pouca diferença fazendo que se trate apenas de iniciativa comercial privada e não interestadual. Para o bem e para o mal, o mercado português, que colecciona a proeza do Prémio Nobel atribuído a José Saramago, em 1998, ainda é pólo de validação das literaturas da CPLP. 

 

E se não vemos as coisas como elas são; vemos as coisas como nós somos, no evangelho segundo Anais Nin, autora franco-americana, então como observador estrangeiro ligado às artes, eu cá concebo a Feira do Livro de Lisboa como um elo de socialização que transcende a dimensão funcional do comércio e geração de lucro. Pelo legado histórico que nos une, eventos desta natureza devem dar e receber todo o apoio necessário para produzir um impacto à dimensão das 280 milhões de almas que se comunicam em português, tão-só o quinto idioma mais falado no mundo.

 

Gociante Patissa, 28 Maio 2023

Publicado na edição de domingo do Jornal de Angola, 04.06.2023

Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas