quarta-feira, 8 de março de 2017

Diário | Mas o que tem a ver o teu pai com o nosso amor?

“Amor!”
“Ainda não me chames amor, por favor!”
“Ouve, temos andado nisso mas… sinceramente, uma vez que nunca me falaste que não me gostas, custa imaginar o porquê que ainda não estamos juntos a quebrar esse gelo que nos divide… Qualquer dia ainda, a andropausa me encontra de pé à espera do sim…”
“Também não exageres, ó camarada…”
“Já te falei. Não é só assim! Te querer é te querer, mas há outros paradigmas…”
“Quais?”


“Homem, já esqueceste que o meu pedido de crédito para comprar um grande i10zinho apanha bolor?! Então andas na gerência do banco para quê, fato e gravata parece dormiste na mala?!”
“Mas esse assunto já não está arrumado?!”
“Como assim?!”
“Me arranja pelo menos 20 gajos com cartão do Mpla, a imprensa lhes apresenta como desertores a caminho do nosso partido, e assim damos um empurrão na coisa… Eu tenho que pensar no nosso futuro, estás a ver?, cargos e bem-estar. Sabes que nas eleições está tudo em aberto…”
“Assim já eu é que me viste com cara de interesseira, ne?! Não vás por aí, meu caro! Há quanto tempo é que o meu pai te falou com todas as letras que, para namorar a filha dele, tens de arranjar pelo menos 40 gajos da Unita que desertam publicamente?! Ainda isso, que é fácil, fácil, estás a bufar…”
“Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra…”
“Como não tem?! Então, meu querido, vai na primeira esquina e arranja uma qualquer da via, cheia de vícios, de preferência doenças, e casa com ela. Você acha que educar uma mulher com princípios e valores de coerência, integridade, hã!, é à toa?!”
“Mas o que tem a ver o teu pai com o nosso amor?”
“Oh, minha vida! Então tu não estás a pedir o que pediste porque queres melhorar a vida?! Ai, o meu pai também, assim, lhe queres mesmo que chegue na idade da reforma com essa pobreza?! Também não merece?! Não tem direito?! Olha, vai só, ya?… Não me aquece a cabeça, hoje até é dia das mulheres, ouviste?!”
Gociante Patissa. Benguela, 8 Março 2017
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas