Texto de João Fernandes André, Kalunga (professor de linguística). in «Cultura
– Jornal Angolano e Artes e Letras», n.º 126, Ano V, pág. 9. Luanda, 17-30 de Janeiro
2017
A Última Ouvinte é em livro composto por sete contos [93 páginas, com
edição da União dos Escritores Angolanos, Luanda, 2010]. Em nosso entender, os
contos têm algumas 'gotas' de crónicas.
"A Última Ouvinte"
É o conto que dá título ao livro, neste conto o narrador pinta a
história de dois jovens, um radialista e uma jovem que de longe mostrava uma
beleza extraordinária, doce voz com que falava sempre que ligasse para a rádio,
no programa do locutor Caçule. E, de acordo com o narrador, "em rádio, o
som é cheiro, luz, a cor, a forma" ... "pela grossura ou magreza da
voz concebe-se a imagem do locutor ( também, nesse diapasão, digamos a de quem
liga\ouvinte)." Caçule apaixonou-se pela Esperança da Graça que, na
verdade, era Marta Domingas, uma mulher que carregava uma paralisia que não lhe
ajudava a fazer muita coisa que gostaria de fazer, mas passava o seu tempo num
quarto, lendo uma pilha de livros. Caçule fez tudo que era possível para
localizar a mesma e, por fim, encontro-a. O conto tem um final meio triste,
porque a amada Marta ou Esperança morre e o radialista Caçule fica maluco
(podemos dizer que eis a razão do título "A Última Ouvinte").
Portanto, este conto nos mostra que nem tudo que parece é.
"Os Dentes Do Soba"
Neste, é possível ver o peso da cultura, Kutala, uma adolescente que
vivera sob os cuidados de missionárias, educada com rigor, amiga-se com o jovem
Mbocoio e torna-se na segunda pessoa mais influente da sanzala. O soba
orientava muitas regras que causavam ciúmes ao Mbocoio, porque aos poucos ele
sentia que estava a perder a sua mulher. Mbocoio, cansado com as regras, foi a
casa do soba e deu-lhe uma porrada até que um dente se partiu ao meio, os
conselheiros do soba, para não fazerem com que o soba perdesse o respeito que a
população tinha por ele, decidiram castigar o Mbocoio (como tocador de sino) e
manter Kutala no seu referido cargo. O dente do soba foi o motivo secreto do
novo ritual e\ou moda da sanzala de Tchiaia, o dito Omeyeko. Portanto, com este
conto entendemos o seguinte: " as leis e modas, às vezes, surgem de
acontecimentos tristes.
"O Temível"
Um conto onde se pode ver como algumas pessoas usam o mal para terem
êxitos, como os bons profissionais amam os seus trabalhos (até esquecem a
reforma), é o caso de dona Judith. Deste conto se pode perceber que o mal volta
sempre para nós, tudo de mal que fazemos aos outros, cedo ou tarde, acontecerá
connosco!
"Os três (não sabemos
se é a editora ou o autor que escreve "tres" no lugar de
"três") braços do rio"
Este conto mostra um pai preocupado com os seus filhos, ensina os filhos a serem bons como o rio. O filho caçula amiga-se com uma bela moça, mas o pai da mesma não lhe dá o seu devido respeito. Deste jeito, o jovem, descobrindo o ídolo do sogro (Mobutu), vai à caça de um leopardo, mas acaba morto, ele e a sua presa. Sabendo disso, a comunidade fica triste, porque era um bom caçador. Organiza-se um evento em honra ao defunto caçador e a pele do leopardo é entregue ao sogro. O sogro passa então a reconhecer a bravura do seu genro.
Este conto mostra um pai preocupado com os seus filhos, ensina os filhos a serem bons como o rio. O filho caçula amiga-se com uma bela moça, mas o pai da mesma não lhe dá o seu devido respeito. Deste jeito, o jovem, descobrindo o ídolo do sogro (Mobutu), vai à caça de um leopardo, mas acaba morto, ele e a sua presa. Sabendo disso, a comunidade fica triste, porque era um bom caçador. Organiza-se um evento em honra ao defunto caçador e a pele do leopardo é entregue ao sogro. O sogro passa então a reconhecer a bravura do seu genro.
"Um Natal Com A Avó"
Este conto espelha a vida das zonas urbanas. Conta o amor dos netos
para com as suas avós e o desejo dos netos de querer estar sempre com as avós,
mas pinta também a vontade das avós que gostam de estar nas zonas rurais,
sentir a calma e estar fora dos engarrafamentos e problemas das cidades.
"A Morte Da Albina" Neste conto, podemos perceber o modo como os
albinos têm sido tratados, estereotipados como bruxos e outros adjetivos não
salutares. Uma jovem albina é morta por um jovem que tinha problemas no seu
relacionamento.
"O Homem-Da-Viola"
Neste conto, temos a história de um jovem talentoso que viaja e
encontra a sua alma gémea, mas a família coloca alguns preceitos para ambos
estarem juntos, visto que a jovem era viúva... (trata-se duma narrativa
aberta).
Marcas da angolanidade
Depois da nossa melíflua leitura, cabe dizer que "A Última
Ouvinte" marca a Literatura angolana pelo modo como seu autor desenrola os
contos e as marcas de angolanidade que nela podemos encontrar. Outrossim,
ficamos admirado com o modo como o autor, que parece um excelente falador do Umbundu,
escreve algumas palavras de línguas bantu com a grafia e fonologia do Português
(ex. Caçula, caçule, quimone ... E outras) e o uso da escrita em Português de
acordo com o novo Acordo Ortográfico ( que alguns Portugueses chamam de
"*Acordêz"). Agora pergunto: Será que o uso do "Acordêz"
nesta bela obra foi feito pelo autor, ou foi feito pelo editor e\ou editora?! E
onde estava a UEA quando publicou a obra, visto que ainda não assinámos
(Angola) o dito Novo Acordo Ortográfico?!
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