Há dia mundial para tudo e mais qualquer coisa, né?! Assim, e antes que seja tarde demais, institui-se hoje o Dia Mundial dos Empreiteiros. Quem acha que não, que levante a mão!
Já agora, você ainda se lembra da lenda dos “Crocodilos Sagrados”? Perdão, disso já falamos lá mais adiante. Olhemos primeiro ao que é mais recente.
Pois é! Ontem, o Telejornal da TPA exibiu uma reportagem, que julgamos vir da província do Kuando-Kubango, sobre o curso de certa obra, obra esta, que concorrerá para o bem-estar social decorrente das sinergias pela reconstrução do país… quanto mais não seja por se tratar de residências e escritórios. O repórter em serviço (sempre essa raça de jornalista que é melhor nunca ter por perto) colocou uma impertinente pergunta. “ Quando pretende entregar a obra?”
O empreiteiro (coitado!), num semblante que lembrava ladrão de ovos apanhado em flagrante delito, não podia estar mais incerto: “Depende. Pode ser até à fase do natal. Porque, às vezes, nem sempre o material chega a tempo. Então, vai depender do material”.
Ora, diante desse quadro conspirador contra os inocentes empreiteiros, só podemos deduzir o (falso) dilema de que construir em Angola e cumprir os prazos de entrega é impossível. Para ser mais claro, se alguém tiver de ser responsabilizado pelo atraso na conclusão das obras, então, já sabemos quem é: o cidadão de seu nome completo “material de construção”.
Repito: você ainda se lembra da lenda dos “crocodilos sagrados”? Segundo uma lenda da antiga Grécia, o imperador era responsável pela criação de um lago, tipo viveiro, que era o habitat de colossais crocodilos, os Crocodilos Sagrados. Para quê? Ora pois, todo o empreiteiro que não honrasse a promessa de entregar atempadamente as obras que lhe fossem adjudicadas (não sei dizer se por concurso público ou não), era lançado aos Crocodilos Sagrados. Ainda bem que a nação angolana tenha nascido muito, mas muito tempo depois dessa época. É que, com os nossos empreiteiros, os crocodilos morreriam de obesidade e fartura…
Gociante Patissa, bairro da Santa-Cruz, Lobito, 1 de Abril 2010
2 Deixe o seu comentário:
Texto bem humorado.Realmente os empreiteiros dão trabalho!
Abraços.
Oi, Parole, grato pelo feedback. Volte sempre
Enviar um comentário