segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Crónica: Diríamos um polícia educado, mas mau gestor de tempo?

Falar de avarias num carro velho é pleonasmo. Mas o coração gosta de se iludir e festeja cada regresso das mãos mecânico. Anteontem recebi o meu, que entendeu avariar dois dias após o natal.

No domingo voltava do Lobito, por volta das 8h30 da manhã, quando um agente regulador de trânsito mandou parar na zona da Damba-Maria (ou 27). Podia dizer que isso foi ontem, só que assim passaria despercebida a missão, que foi a de pegar quatro irmãos para a instalação eléctrica na obra. Ser interceptado não era bem o que esperava, não que fosse pela pressa, mas pela noção do ponto fraco: a falta de triângulo e um verbete há 15 dias carecendo de renovação.

Bom dia, como esta? Saúda-me o agente, 24 anos aparentemente. Eu, muito pacato, bom dia, senhor agente, como está? Ele acena, com aquela vaidade típica de jovens que acabaram de entrar para a polícia. Faculta-me a documentação do carro. Tem a carta de condução ali? Sim, claro!, respondo, um tanto atrapalhado para localizar a pasta com os papéis. O senhor conhece o número da sua carta? A pergunta é tão-somente inesperada. Diga? O número da sua carta, pode-me dizer? Não, senhor agente, confesso que nunca me preocupei em memorizar o número, é como o do BI. Em que escola o senhor passou? X, respondi-lhe. Em que ano? 2008. Qual a sua data de nascimento? Setembro de 78, digo erradamente, ao que meu kota corrige, Dezembro de 78. E quando expira a carta? 2013, digo, curto, evitando dar margens para mais complicações. Expira no dia do seu aniversário! Olha, senhor, diz-me ele com movimentos de maestro, é importante saber isso! E eu, obrigado.

Ele dá uma volta de 360º ao carro e manda: pisa no travão! Pisa outra vez! Liga o limpa-pára brizas! Outra vez! Neste instante, inspecciona o verbete e se choca. Sabe há quanto tempo está expirado? Sei sim, há 16 dias. O carro esteve no mecânico até ontem, pode-se mesmo ver pela sujidade. Sabe o que devia ter feito? Procurar imediatamente a polícia para a renovação. Concordo, senhor agente, mas ontem foi sábado. Como disse, o carro esteve na oficina. Neste caso, devia parquear até regularizar. Olha que isso pode dar até apreensão do veículo. Sorrio, claramente rendido à razão do agente. Pronto, pode seguir! E eu, bom trabalho senhor agente. Ele acena. Está aqui um livro meu, é uma oferta. Diga? E acrescento, de vez em quando sou escritor e quero oferecer um livro meu.

No dia de “baixa”, o motor foi abaixo por aí umas cinco vezes no mesmo trajecto de 35 km entre Lobito e Benguela, talvez a semana em que um veículo mais usou o triângulo. Saído a voar de uma dessas paragens forçadas, só muito mais tarde me lembrei de não ter recolhido o maldito triângulo. Resta agora esperar pelo salário, que vai também cobrir a taxa de circulação. Essa explicação seria para o agente, se este não perdesse tanto tempo com “extravagâncias e detalhes” a respeito da carta de condução. No fim de contas, para o meu lado, claro, foi melhor assim.

Gociante Patissa, 17 Janeiro 2011
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas