sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Crónica: Os portadores do vírus da SIDA e o efeito inverso da luta contra o estigma

A edição desta semana do programa “60 minutos”, da televisão americana CBS e que nos chega pela TPA, teve um bloco sobre a SIDA no Uganda. Naquele país africano, os índices de novos casos de infecção por VIH sobem consideravelmente. O fenómeno é associado ao aumento da noção de que “a SIDA já não mata”, na medida em que existe terapia para atenuar o efeito das doenças a ela associadas. A solução, realçava o narrador, passou a ser o próprio problema.

Vários casais aparecem, aparentemente, e aqui sublinho o aparentemente, prontos a partilharem com a televisão o momento de abertura do resultado dos testes médicos, num cenário preparado para o efeito. A primeira ilação que se podia tirar, para quem alguma vez se engajou em acções do género, era de que a campanha de sensibilização colhia resultados positivos. Não havendo ainda vacina, a informação é a mais potente arma, o que passa pela sensibilização. É certo que os testes médicos são, na sua essência, objecto de sigilo entre o paciente e o profissional. Portanto, se os casais ainda anuíram para que o momento fosse filmado, estava-se muito mais do que num encorajador caminho. É bom lembrar que os testemunhos e exemplos são relevantes na promoção da mudança positiva de mentalidades.

Estariam preparados para o resultado do teste? Teriam transposto as suas comunidades a barreira do estigma e discriminação? A mais eloquente resposta veio das lágrimas de inconformismo de uma senhora, ao saber que vivia com o vírus da SIDA, independentemente de não apresentar sintomas. A mais dramática reacção foi de um cidadão que anunciava o fim da relação, pois a companheira era VIH positiva e ele negativo. Num tom de clara culpabilização, ele dizia sentir-se inseguro e com medo de partilhar a cama. Coitada da mulher, que mal conseguia pronunciar uma única palavra em Inglês, e como tal incapaz de se defender. Como seria o dia seguinte daquelas pessoas transtornadas pelo impacto da condição serológica já exposta ao mundo, a reportagem não disse, podia muito bem não estar previsto. Longe de reduzirmos o crivo da maturidade e ética da CBS (e seus respectivos “retalhistas”) a este incidente, não deixa de ser intrigante. O que terá motivado os casais a exporem sua intimidade, quando podiam optar pelo sigilo? Será que esperavam apenas por testes negativos?

O contributo da comunicação social na promoção da saúde pública é inquestionável, pelo que estamos à vontade em partilhar o axioma de que, na realidade angolana, a resistência ao uso da camisinha é cada vez menor e bom indicador da redução dos tabus. Quanto à aceitação do seropositivo na família, é um longo desafio. Pessoas vivendo com o VIH assumem cada vez mais a sua condição serológica, mormente através da media. Não sendo obra do acaso, tal é também resultado do processo de combate ao estigma, que inclui aparição pública e depoimentos. O símbolo da seroprevalência em Angola, Maria Geovety de Brito “Soraya” (na foto), morreu de tuberculose associada ao VIH/Sida, a 31/07/2007, no Hospital Sanatório de Luanda. Sem margem para dúvidas, Soraya foi pioneira por ter “arriscado” a cara através do programa “Nação coragem” da Televisão Pública de Angola (TPA).

De facto, a comunicação social deve engrossar as sinergias na luta contra SIDA e doenças derivadas (entre elas a ignorância), com trabalhos de seguimento, sob pena de ser acusada de aproveitamento da dor do próximo em prol do instinto mediático da busca da audiência.

Gociante Patissa, Benguela 7 Janeiro 2011
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas